sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012

Arte - Museu Colecção Berardo

Ontem tive uma aula de Psicologia da Arte que gostei bastante e que me fez querer partilhar convosco a minha última visita a uma exposição de arte.

No dia 14 de Janeiro fui ver duas exposições temporárias no Museu Colecção Berardo, as quais vos passo a descrever e a ilustrar com algumas fotografias.

VIK:
"A exposição VIK é a maior retrospetiva do artista plástico brasileiro Vik Muniz (n. 1961) até à data, onde se pode ver mais de uma centena de trabalhos representativos da sua trajetória artística. Apoiado no uso de materiais pouco convencionais, Vik Muniz imprimiu a sua marca em trabalhos fotográficos realizados a partir de técnicas e elementos tão diversos como papel recortado, sucata, calda de chocolate e algodão. A relação entre os materiais utilizados e a referência a clássicos da história de arte, originou obras emblemáticas como a famosa réplica da “Mona Lisa” de Leonardo da Vinci, feita com geleia e manteiga de amendoim. Mais recentemente, o artista tem-se dedicado à criação de obras de grande escala, destacando-se a série de imagens feitas a partir de lixo."
Dois primeiros feitos com restos, último feito com brinquedos


Feito com diamantes, chocolate e linha, respectivamente


A Arte da Guerra — Propaganda da II Guerra Mundial :
" A exposição “A Arte da Guerra” debruça-se sobre o tema fascinante da propaganda em tempo de guerra. Fascinante pelo seu impacto, pelas diferentes formas como foi implementado nas várias nações, pela quantidade sem precedentes em que foi produzida, mas acima de tudo pela forma de arte que ela assumiu, cumprindo com o objectivo de uma qualquer outra obra de arte: provocar emoções nas pessoas e mudar o mundo."



E vocês, costumam visitar galerias de arte? Que tipo de arte mais gostam?

Sem comentários:

Enviar um comentário