terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

[Espaço Psicologia] - O Amor



Hoje é dia dos namorados. Assim sendo, o Tertúlias vem falar-vos de amor.
“Amor é fogo que arde sem ver…”.Mas afinal, o que é o amor?
O amor é uma das maiores áreas de investigação. Quando falamos em amor, inevitavelmente pensamos logo num casal, no amor conjugal. No entanto existem diversas formas de amor, como o amor maternal, paternal, pela pátria, por Deus, no sentido em que amar se refere a cuidar, tratar e acarinhar.

Amor maternal


O Amor Romântico
A primeira abordagem ao amor romântico, na psicologia, foi de Zick Rubin (psicólogo social), em 1970, e distingue este tipo de amor do “gostar”, em três componentes:
·         Afiliação dependente – necessidade de estar com o outro ao ponto de se sentir mal se não poder estar.
·         Predisposição para ajudar o outro tendo como principal orientação o seu bem-estar.
·         Exclusividade e absorção – ser o único amado da outra pessoa e estar todo o tempo como que absorvido pelo outro, pensamentos e acções.

Assim, e com base nos seus estudos, Rubin distinguiu amar de gostar:
 - Amar: existe uma ligação emocional e motivacional, há uma proximidade, uma necessidade de estar com o outro, sem, no entanto, ser necessária uma admiração social. É algo extremamente intenso, irracional, irreflectido e involuntário. Não está relacionado com a recompensa e a atracção física está bastante presente.
- Gostar: é um apreciar de características socialmente valorizadas, a atracção física quase não tem relevância mas sim uma admiração pela outra pessoa. Tem por base o fazer sentir bem e estar confortável.



Também Elen Bersheid (psicóloga social) se dedicou ao estudo do amor. No seu caso diferenciou amor apaixonado de amor companheiro.
O amor companheiro envolve uma relação a longo prazo na qual a paixão já acalmou. Este tipo de amor já compreende a confiança, intimidade, conhecimento mútuo e importância do outro.

No entanto, a teoria mais recente e influente é a Teoria Triangular de Sternberg que distingue no amor 3 componentes principais:
·         Paixão – motivação, atracção física e sexual. Desejo intenso de estar com o outro, pensamentos obsessivos no outro e instabilidade emocional. É o que mais fortemente define o amor.
·         Intimidade – ligação emocional, conhecimento do outro, partilha de significados e interesses, aceitação e valorização do outro.
·         Compromisso – decisão de que realmente se ama o outro e compromisso em continuar esse amor. Sentimento de pertença.

Ainda em relação ao amor, mas desta vez tendo em conta o modo como este se vive, John Alan Lee teorizou o que designou como “As cores do amor”, onde identificou 6 tipos de amor:


Factores desencadeadores do amor:
- Disponibilidade: estar disponível e querer apaixonar-se.
- Ser social/ ver pessoas
- Atracção Fisica
- Troca de olhares
- Interesse Recíproco percebido
- Situações não rotineiras


Como se cria o Amor, ou seja o vinculo amoroso:
- Pré-vinculação: é a situação de flirt, ou seja onde se dá a troca de olhares, emoções positivas salientes, interesse pelo outro, toques acidentais, atracção física. Quando a excitação se mantém, atinge-se a fase seguinte.
- Vinculação em construção: troca de informação, partilha de interesses íntimos e pessoais, reconfortante estar com o outro, perda de apetite e de sono quando o parceiro não está, idealização do outro.
- Vinculação Plena: interdependência, visão realista sobre o parceiro, apoio emocional mais relevante, calma e segurança.
- Parceria orientada por objectivos: relação orientada para objectivos comuns, regresso à vida normal, dirigida para interesses comuns, mas sem excitação extrema, perda de apetite e a atenção direccionada novamente para o exterior.


E para vocês, o que é o amor? 


Referências Bibliográficas:
Moreira, J.(2010). Aulas de Psicologia das Relações Pessoais. FPUL
Tacoen, J.(2009). Psicologia das Relações Pessoais: Resumo da matéria. FPUL

1 comentário:

  1. Amor é companheirismo, confiança, estabilidade, respeito, amizade, um olhar que diz tudo sem precisar de palavras...

    ResponderEliminar