domingo, 25 de março de 2012

[À Lareira Com] - Beatriz Lima, autora de "Anjo de Cristal"

Boa tarde e bom domingo. 
Já adiantaram a hora? Não se esqueçam;)

Bem, hoje, como sempre trago-vos uma conversa à lareira. Desta vez a convidada é Beatriz Lima, a pequena grande autora de "Anjo de Cristal". Curiosos/as? Então vamos espreitar:


À Lareira Com...Beatriz Lima, a autora de Anjo de Cristal

Fala-nos um pouco sobre ti
Sou uma adolescente normalíssima! Gosto de fazer o que todos os adolescentes fazem: ler, escrever, estar com os amigos, ouvir música e ir ao cinema.

Como surgiu a oportunidade e a ideia de escrever “Anjo de Cristal”?
Encontrei a oportunidade de escrever “Anjo de Cristal” num pequeno e velho caderno azul, que ainda hoje guardo. Foi aí, nesse mesmo caderno, de capa mole e gelatinosa e folhas cobertas de desenhos e palavras, que comecei a escrever a história de Anne Marie, inspirada por uma Missa pela Paz.

Em que te inspiraste para o escreveres?
A minha principal inspiração foi uma Missa pela Paz, que assisti numa igreja do Porto. Nessa Missa, coros eram a “banda sonora” de imagens e vídeos, inspirados na Segunda Guerra Mundial. As imagens eram chocantes, aterrorizantes e marcantes…! Os violinos tocavam a tristeza; os tambores imitavam o som das bombas; os coros interpretavam os gritos e choros. E um pequeno tambor tocava um ritmo acelerado, fazendo lembrar o bater dos nossos corações.

Quando percebeste que a escrita era importante para ti?
A escrita sempre foi importante para mim, mas acho que só me apercebi disso algures entre os desabafos nos caderninhos e “Anjo de Cristal”.

Tendo 15 anos, como foi a reacção dos teus colegas de escola à publicação do teu livro?
A reacção dos meus colegas era algo que me fazia ficar apreensiva. Não sabia como é que eles iriam reagir, o que iriam dizer… Mas foi uma reacção bastante agradável e surpreendente! Ficaram curiosos, entusiasmados e felizes. Tenho o apoio deles e isso é algo importante para mim.

Tens tido criticas bastante positivas ao teu livro. O que isso te faz sentir?
Alegria, felicidade! Acho que felicidade, acima de tudo! As críticas que tenho recebido fazem despontar um sorriso (enorme!) nos meus lábios e fazem-me sentir ainda mais orgulho em “Anjo de Cristal”.

Quais as tuas motivações e desejos para o futuro profissional? Passam pela escrita?
Quero seguir Línguas e Humanidades, estudar Educação e tornar-me Educadora de Infância, mas sempre com um espacinho para a escrita. Quero definitivamente continuar a escrever!

A família, apoia-te nesta área da tua vida?
Sim, bastante. Toda a minha família me apoia incondicionalmente, o que é muitíssimo importante para mim! O apoio deles faz com que eu aproveite (e adore!) ainda mais a experiência que estou a viver.

Para além de escrever, gostas de ler?
Adoro ler!

Diz-nos um dos teus livros preferidos.
Acho que é impossível escolhermos só um… Todos os livros que lemos, marcam-nos de alguma maneira. Gostei muito de ler “Noite sobre as Águas”, de Ken Follet, “Chocolate”, de Joanne Harris, “Código Da Vinci”, de Dan Brown... Mas definitivamente um dos meus preferidos foi “Romeu e Julieta”, de Shakespeare.

O que podes dizer, aos nossos leitores, de modo a promover a leitura e a escrita pelas novas gerações?
A leitura e a escrita abrem-nos novos mundos. Fazem-nos passar por novas experiências e sentir diferentes emoções… Às vezes, é quase como se vivêssemos uma outra vida.

Obrigada Beatriz Lima:)

1 comentário:

  1. Excelente escolha para profissão! Precisamos de Educadoras com capacidade de imaginar, sonhar, escrever! =)

    ResponderEliminar