quinta-feira, 15 de março de 2012

[Opinião] - "Tudo por amor" de Jodi Picoult






"  Se é que ganhei alguma coisa ao longo destes meses, é a consciência de que não podemos começar de novo- apenas podemos viver com os erros que cometemos. (...) Talvez aprendamos a viver as nossas vidas ao compreender, em primeira mão, como não devemos vivê-las. "







Mais uma vez dediquei-me a ler Jodi Picoult. E uma vez mais a autora não me desiludiu. 
Se há algo que me agrada nos livros desta autora são as temáticas: são sempre fortes e que nos fazem pensar entre o racional e o emocional, o ético e o moral.

Este livro, "Tudo por amor" não foi excepção. Neste livro a autora aborda uma temática que me repugna bastante: abusos sexuais a menores. Mas aborda mais ainda, aborda o amor por um filho, que nos põe a pensar o que seriamos capazes de fazer pelo nosso filho. Será correcto agir apenas com o coração quando se trata de um filho? E depois, saberemos viver com a culpa de fazer algo errado, mesmo que pelo nosso filho? E mais ainda, não se cinge apenas á relação mãe filho, como a toda a dinâmica familiar. Como as minhas acções como mãe influenciam a minha relação conjugal? E como se sente o pai no meio de tudo o que se passa à sua volta, estando ele também no meio da questão?  


O que considero ainda mais interessante neste livro são as diferentes vertentes que nos transmite, relativamente ao modo como podemos observar a mesma problemática: o olhar da promotora de justiça, o olhar de mãe, o olhar da psiquiatra, o olhar do advogado de defesa e, até mesmo, o olhar da própria vitima.

Um livro forte, recheado de emoções, envolvente até à ultima página, onde a última descoberta que é feita no fim do livro, faz com que este livro seja ainda mais fascinante.

Mais um livro que me elevou as expectativas em relação a esta autora..e que me faz querer ler todos os seus livros. Aconselho, tal como os outros dois livros que já li da mesma: "Para a minha irmã" e "No seu mundo".

Avaliação Geral: 5 (Muito Bom)

1 comentário: