quarta-feira, 21 de março de 2012

[Opiniões Tertulianas] - " Vai aonde te leva o coração" de Susanna Tamaro

Bom dia e Boa Quarta-Feira. Hoje trago-vos mais uma opinião de uma das nossas tertulianas. A escolha recaiu sobre o livro "Vai aonde te leva o coração" de Susanna Tamaro. Nunca li este livro, e vocês?




"A mente é prisioneira das palavras, o seu ritmo é o ritmo desordenado dos pensamentos; mas o coração respira, é o único órgão que pulsação que nos permite estar em sintonia com pulsações maiores"







Depois de “Para Sempre” que me envolveu imenso, resolvi reler este livro de Susanna Tamaro, do qual já não me lembrava claramente visto o ter lido há alguns anos, sabia que foi um livro que me agradou medianamente na altura, mas sem sentir a euforia que era descrita pela grande maioria dos leitores.

Esta obra fala-nos de três gerações de mulheres, através das memórias e das cartas escritas por Olga à sua neta ausente nos Estados Unidos. Dá-nos conta das suas diferenças, dos seus segredos, dos amores e desamores e a autora conta-nos esta história duma forma poética como é seu apanágio, envolvente, quase hipnótica, que nos leva a querer ler o livro duma assentada. Foi isso que fiz.

Realmente há livros que necessariamente devem ser lidos na altura própria... A minha memória deste livro era duma história muito interessante mas que na altura me pareceu exageradamente aclamado pela crítica e pelos leitores.
Hoje, após terminar a sua re-leitura fiquei com a convicção que a minha primeira abordagem tinha sido ou demasiado superficial ou feita no momento errado!!!
Como este livro me disse tanto passados estes anos!
Profundamente tocante é um livro a ter na estante duma forma dinâmica ou seja para reler de vez em quando, pois tem mensagens que só no momento certo irão cumprir o seu propósito junto do leitor.
Sendo um livro “geracional”, vai ter impactos de diferentes categorias e profundidade junto do leitor pois este poderá.fazer paralelos com as suas próprias vivências e só então consegue absorver na totalidade a mensagem implícita nesta narrativa.

Gostei muito e recomendo sem reservas.

Teresa Carvalho


Sem comentários:

Enviar um comentário