sábado, 14 de abril de 2012

[Opinião] - "A senhora dos Rios" de Phillipa Gregory


"Ricardo olha em volta, para todos os outros nossos filhos que surgem da porta de entrada, os rapazes a tirarem os seus barretes, as raparigas a correrem para ele, e cai de joelhos para os receber, estendendo os braços para que todos possam vir até ele e abraçá-lo.- Graças a Deus que estou em casa - diz ele com lágrimas nos olhos.    - Graças a Deus por me ter trazido de volta, são e salvo, para a minha casa, a minha esposa e os meus filhos"                                        


 "Eu volto sempre para junto de vós"




Acabei ontem à noite de ler este livro. E que magnifico livro. 
A primeira obra que li da autora foi "Duas irmãs e um rei", o qual gostei imenso e me fez querer ler todos. Assim, e depois de o ter recebido, decidi pegar-lhe e lê-lo. E não me desiludi. Mais um grande livro, mais uma excelente publicação.

Phillipa Gregory brinda-nos sempre com uma escrita fascinante, que nos envolve no enredo, na trama, nas paixões, nas intrigas e nas conspirações. Através de uma estória fascinante, relata-nos factos históricos de uma maneira soberba, sempre com cuidado nas suas referências.

Um aspecto que me faz gostar ainda mais destes livros é o facto da autora o escrever de modo a que o narrador seja a personagem principal do livro, neste caso Jacquetta, mas sem nunca retirar o brilho ou importância a todos os outros personagens.

Este livro fala-nos especialmente de Jacquetta, filha da casa de Luxemburgo, herdeira do dom de Melusina, o dom da Visão.

É fantástico perceber, ao longo de todo o livro, como as mulheres eram vistas e tratadas, como elas queriam ser alguém, como ambicionavam o conhecimento, mas sem nunca poder.

Ao longo do livro, a vida de Jacquetta vai sofrende altos e baixos. Casa-se com o Duque de Bedford, Regente inglês nas Terras Francesas. Quando este morre e fica viúva, decide casar por amor, pelo seu grande amor: Ricardo Woodville. E é essa história de amor que nos faz sonhar durante todo o livro.

Não posso de todo esquecer todas as outras personagens relevantes, desde Margarida, até ao Duque de Iorque.Todas fascinantes, nos seus enredos e no modo como acabam todos por estar relacionados.

Posso dizer que me embrenhei no livro de tal maneira, que era capaz de vivenciar o que estava a ler.E é isso que Phillipa Gregory faz de melhor, transporta-nos para um mundo longínquo.

Pouco ou nada sabia sobre a Guerra das Rosas, ou a Guerra entre Primos, e neste momento sei que fiquei com umas luzes. Agora, estou desejosa de ler o próximo, "A Rainha Branca":)

Recomendo Vivamente. Uma das melhores autoras, pelo menos para mim.

Avaliação Geral: 6 (Excelente)

Sem comentários:

Enviar um comentário