quarta-feira, 4 de abril de 2012

[Opiniões Tertulianas] - "Quando um burro fala o outro baixa as orelhas" de Fátima d'Oliveira




"A sua infância,  os seus sonhos, os seus medos. Tudo o que caiu por terra, o que mudou. A mulher que se tornou. O que os outros vêem e o que ela realmente sente. "(Ni Rodrigues, opinião aqui)






Não conhecia esta autora nem tinha conhecimento da existência deste livro até ter deparado com uma opinião neste mesmo blogue e posteriormente um passatempo que, coincidência dos diabos, a minha irmã ganhou!
Assim que o recebeu, leu e passou-mo de imediato para eu ler, dizendo “Gostei muito, lembrei-me imenso de ti ao ler este pequeno livro!”
Fiquei logo “de pulga atrás da orelha” pois como não sofro de Ataxia de Friedreich, não seria de todo em relação a essa patologia que a minha irmã se estaria  a referir ao dizer que a autora a fez recordar-se de mim!!!
Então hoje peguei no livro e devorei-o em pouco tempo.
Este é um pequeno/grande livro!
E sim, eu também me revi na autora! A frontalidade, o realismo, o discurso directo, algumas posições politico/religiosa/futebolística/social/nacionalista, sim eu comungo de muitas das suas ideias.
Mas não é para isso que resolvi escrever esta opinião nem é isso certamente que interessa a quem a ler!
Pois bem, gostei imenso do livro e como adoro conhecer aspectos relacionados com doenças raras foi uma leitura muito interessante.
Gostei particularmente de conhecer o percurso de Fátima d’Oliveira e deixo-lhe aqui uma mensagem de força e compreensão.
E quando me deparar de novo com alguém numa cadeira de rodas, certamente me lembrarei de não sentir apenas pena por ela, verei muito mais para além da sua deficiência!
Recomendo vivamente a leitura desta obra tão intimista.


Teresa Carvalho

Sem comentários:

Enviar um comentário