domingo, 10 de junho de 2012

[À Lareira Com] - Nuno Miguel Miranda

Bom Dia e Bom Domingo.
Cá estamos nós para mais uma conversa à lareira:)


À Lareira Com...Nuno Miguel Miranda, autor do livro "Parvoíces de um sonhador".


Fale-nos um pouco de si

Falar de mim, é algo que sempre me foi difícil fazer.

Prefiro ir falando, e dando-me a conhecer.

Mas, vamos lá tentar.
Sou um alfacinha de pouco mais de 30 anos, que adora escrever, o silêncio, o mar e que tenta ser feliz acima de tudo.

Começou a reunir pensamentos no blogue “Parvoíces de um Sonhador”. Quando e como surgiu essa ideia?

O blog em si, surgiu em 2004, e o que mais me levou a criar o blog, foi a contrução toda nele, pois naquela altura, tudo era feito em código HTML, coisa que agora, já está mais simplificada.
Mas depois de ter o blog contruido, achei que faltava o conteúdo e comecei a reunir umas palavras, umas frases e hoje é um blog diferente que deu origem a um livro.

 Depois do blogue, publicou o seu livro, com o mesmo nome. O que nos pode dizer sobre ele?

O livro, tem o mesmo nome do blog, porque a maior parte dos textos nele, surgiram anteriormente no blog, e teria assim todo o sentdo.
Este livro é um sonho tornado realidade, demorou, porque nunca achei que realmente fosse torná-lo realidade.
Foi com muita insistência de pessoas amigas, que acreditaram mais no sonho do que eu, e agradeço-lhes muito, por terem insistdo tanto.
Importante também, o agradecimento tem de ser direcionado à Editora Universus, pois sem o seu apoio, nunca teria sido possivel passar o sonho para o papel.

O que o faz sentir ver o seu livro publicado e saber da crítica dos leitores?

Bem, é bom, tenho de confessar que é bom saber que as pessoas gostam de o ler, que o procuram, que pedem um segundo livro.


Porquê “Parvoíces de um sonhador”?

O nome, “Parvoices” de Um Sonhador, surge porque o que escrevia, eu achava que seriam parvoices, mas, as minhas parvoices, dai que estão entre aspas.

Nasceu e vive em Alfama. De que forma crescer nesse bairro tão típico de Lisboa toldou a sua escrita?

Adoro o meu bairro.
Não posso dizer que teve influência na minha escrita, ela é uma imagem de mim, em todo o meu percurso, em Alfama e fora dela.

O que a escrita significa para si?

Escrever para mim, foi onde encontrei um ombro, um refúgio, uma forma de me libertar, esconder, poder voar e acima de tudo, sonhar.

Tem uma filha. Faz parte dos seus planos transmitir-lhe o gosto pelas letras e pelas palavras?

Não, acho que terá de ser ela a fazer o que gostar, escrever se assim quiser, nunca influenciá-la.

Como se imagina daqui a 10 anos?

Sinceramente não sei, desde um tempo para cá, que deixei de fazer planos a longo ou curto prazo.
Tento viver a vida dia a dia. O único objectivo é ser feliz.

Para finalizar, deixe uma mensagem aos nossos leitores, adoradores de livros e seguidores assíduos de diversos blogues?

Queria antes de mais, agradecer esta possibilidade.
Dou os meus parabéns por esta iniciativa e pelo trabalho feito neste blog.
E para todos os leitores, não deixem de ler, escrever e partilhem as palavras.
Arrisquem vocês, como eu fiz, a soltar as palavras e quem sabe, um dia, não serão vocês a realizar um sonho.

Obrigada, Nuno Miguel Miranda

1 comentário:

  1. Ja li alguns dos textos deste meu recente amigo e acho maravilhoso este dom das palavras que ele tem... a maior parte delas chegam mesmo a transportar-nos para bem longe fazendo delas parte de nós....
    Parabéns Nuno... que continues assim sempre

    ResponderEliminar