quinta-feira, 26 de julho de 2012

[Caminhos de Portugal] - Arquipélago das Berlengas

Uma das viagens que o meu pai gostaria de ter feito comigo e com a minha irmã era ir às Berlengas. Infelizmente não tivemos tempo para isso, mas um dia hei-de lá ir. E vocês, já foram?






As Berlengas são um pequeno arquipélago português situado a cerca de 10/15 km a oeste de Peniche. Fazem parte desta ilha três pequenos ilhéus, a Berlenga Grande e recifes adjacentes, as Estelas e os Farilhões-Forcados. A parte mais importante da ilha, situada a oeste, chama-se Berlenga e representa cerca de 2/3 da superficie total da ilha. A outra parte, a leste, separada pela erosão maritima chama-se Ilha Velha.

A ilha principal tem cerca de 1500 m. de comprimento por 800 m. de largura e 85 m. de altura. As inúmeras grutas espalhadas pelo granito róseo da ilha são uma das maiores atracções, mas são as suas águas abundantes em peixe, tranquilas e transparentes que mais fazem lembrar as mais conhecidas ilhas tropicais que cada vez mais turistas parecem cativar. É, portanto, um local de passagem obrigatória para quem gosta de ambientes tropicais e não dispõe de tempo ou meios para sair do país.

É conveniente referir que não há livre acesso a toda a ilha visto tratar-se de uma zona considerada Reserva Natural, mas existem trilhos, com cerca de 2 km., onde se pode deslumbrar a quase totalidade da espectacular beleza das Berlengas.

Forte de São João Baptista

 
Uma das principais atracções é a pequena praia do Carreiro do Mosteiro, onde se pode desfrutar de algumas horas de sol durante o verão ou até tomar banho nas suas pacificas e límpidas águas em tons de verde transparente. É de referir ainda as várias pequenas praias que existem á volta da ilha, onde se pode desfrutar de um pouco mais de privacidade.

Para além de todos estes pormenores, na ilha existe ainda um bairro dos pescadores numa das suas encostas, um espaço para acampar, alguns restaurantes para uma refeição mais cómoda, um farol que parece guardar toda a ilha e ainda o forte com capacidade para aceitar reservas de quartos.

bairro dos pescadores


  

Sem comentários:

Enviar um comentário