quinta-feira, 5 de julho de 2012

[Caminhos de Portugal] - Setúbal

Bem, vem tarde mas vem:)
Estive uns dias em Setúbal, a minha segunda casa:) E decidi falar-vos um pouco sobre a cidade e as zonas circundantes.


Setúbal é uma cidade portuguesa, capital do distrito de Setúbal, na região de Lisboa e sub-região da Península de Setúbal.

A cidade possui imensos bairros, destacando-se entre os mais tradicionais o bairro do Troino, as Fontainhas, o Bairro Santos Nicolau e a Fonte Nova, zonas onde vivia grande parte da comunidade de pescadores. As Fontainhas começaram a ser povoadas por volta do século XVII, sobretudo por pessoas oriundas da zona de Aveiro.



Depois da construção da Avenida Luísa Todi foi necessária a criação de uma nova doca. A zona é composta por inúmeras travessas, poços e, ao contrário da do Troino, é bastante inclinada. O Museu do Trabalho Michel Giacometti situa-se lá nesta zona da cidade, perto do mirador das Fontainhas.

Actualmente, na zona da Saboaria encontram-se instalados diversos restaurantes, com uma oferta gastronómica algo variada. Também nesta zona, situam-se a maioria dos clubes nocturnos e bares da cidade, assim como tem sido feito um esforço de revitalização urbana por parte de empreiteiros e da própria câmara municipal.

Parque Urbano de Albarquel

Entre os projectos já realizados destacam-se o Programa Pólis, que veio reorganizar a Avenida Luísa Todi, a construção da zona residencial da Quinta da Saboaria e o Parque Urbano de Albarquel. Para breve, espera-se a deslocalização dos barcos rebocadores e a demolição de alguns edifícios velhos de fábricas para se dar início à construção da Praia da Saúde.
Para finalizar, existe ainda um sem-número de outros bairros que merecem atenção social, política e cultural. Entre eles poderemos enunciar os bairros do Casal das Figueiras, Fonte Nova, Liceu, Viso, Peixe Frito, Santa Maria da Graça, etc.




Uma cidade com imenso para visitar, como por exemplo o Forte de São Filipe.
No entanto, o que mais gosto perto de Setúbal é, sem dúvida, a Serra da Arrábida e as fantásticas praias que lá existem, especialmente galapos e galapinhos.


 
Hoje escrevi pouquinho, mas o tempo não me permite mais. Prometo que, logo que puder, falarei mais sobre os locais belissimos a visitar nesta cidade.

Sem comentários:

Enviar um comentário