sexta-feira, 6 de julho de 2012

[Opinião] - "Um Longo Regresso a Casa" de Gail Caldwell


"«Tenho medo de não voltar a ser amada.»Inclinou-se para mim com um sorriso de enorme bondade estampado a face, as mãos apertadas à sua frente.«Não sabes?» perguntou-me docemente.« É a imperfeição que nós amamos»."

"Levei anos a perceber que a morte não acaba a história, apenas a transforma. Editar, reescrever, a falta de nitidez e a epifania do diálogo solitário. (...) O tempo e o espaço e o cansaço do coração são os carrascos suaves das ligações humanas."



Bem, peço desculpa pelo atraso nas opiniões, isto anda apertado de tempo. Tenho que admitir que tenho andado virada, sem saber, para leituras que focam especialmente a amizade.É o caso deste livrinho.

É realmente um livrinho no que diz respeito ao seu tamanho, é um livro pequeno e fácil de transportar, óptimo para quem, como eu, consegue abstrair-se e ler nos transportes publicos (leia-se metropolitano xD).

Não é um livro que eu diga que me absorveu, que me maravilhou, mas do qual eu fico feliz por ter lido. Este é um livro baseado na historia de vida, ou seja, real, da autora, e aborda essencialmente a temática da amizade entre duas pessoas.

O livro conta-nos a história da vida da autora, em especial do que passou juntamente com as suas duas melhores amigas: Caroline, a amiga humana com uma historia de vida semelhante à sua, e Clementine, a amiga de quatro patas.

Este livro tocou-me muito em três pontos: o facto de Caroline ter morrido de cancro do pulmão (pois vivi de perto muitas das emoçoes referidas pela autora), o modo como a autora se refere à sua amizade com caroline, verdadeira, sincera  e profunda... a verdadeira amizade que eu prezo e que tão poucas pessoas têm, e a amizade canina, pois tenho um cão, o meu cãozinho (bem grande) e é, sem dúvida, o melhor amigo que tenho.

O que gostei menos foi o facto da autora "divagar" em demasia sobre o alcoolismo. Sim, faz parte da vida dela, mas admito que quando peguei no livro estava à espera de algo diferente. Não me desiludiu, mas também não me maravilhou.

Um livro que se lê rapidamente por ser pequeno, mas que mexe com muitos sentimentos e alguns dos dificeis de lidar, daqueles que nos dão um nó no estomago. Fiquei a pensar no livro durante uns dias admito.

Aconselho a sua leitura, com um espirito calmo, consciente de que o livro aborda uma temática dificil. No entanto, só me fez chorar quase no fim, pelo que não considero que seja muito comovente, talvez pelo modo simples e natural como está escrito.

2 comentários:

  1. Quando o li, fiquei sentido e pouco tempo depois o meu pequenote partiu... sem nada se puder fazer! :-/
    Eu gostei bastante do livro!

    ResponderEliminar
  2. :( sinto muito "Clube dos Livros". Deve ser uma dor que não se explica. Este livro fez-me muito lembrar o meu pai, que faleceu com, precisamente, cancro do pulmão, mas também da minha Joana, uma grande amiga, da minha idade, que também partiu.

    Imagino como o livro lhe tenha tocado, em especial agora quando pensa nessa leitura;)

    ResponderEliminar