quarta-feira, 18 de julho de 2012

[Opiniões Tertulianas] - "Escândalo" de Therese Fowler



"O enredo é elaborado, muito bem formulado, adorei a associação que fez com clássico “Romeu e Julieta”. Durante a leitura consegue-se perceber o trabalho desenvolvido assim como os seus sentimentos em torno do assunto." em Esmiuça o Livro


"Complexo, cativante, e rico em emoções, este Romeu e Julieta do século vinte e um trazido até nós por Therese Fowler, mistura soberbamente um drama dos nossos dias com uma análise profunda dos valores da família, lealdade, honestidade e o poder do amor.” (Eleanor Brown, autora de The Weird Sisters, bestseller do The New York Times)


  


Quando este livro foi publicado, suscitou-me algum interesse, principalmente porque era considerado um “Romeu e Julieta” dos nossos dias, mas não estava no topo da minha lista de livros a ler nos próximos tempos. No entanto, a minha irmã ganhou o livro num passatempo, e dei por mim a considerar lê-lo quando tive de escolher a minha leitura seguinte.

Achei a escrita da autora simples, acessível e, por isso, fácil de ler, sem conter muitas palavras difíceis de compreender.  Nunca tinha lido nada desta autora, mas a escrita agradou-me.

Este livro conta-nos a história de amor vivida entre Amelia Wilkes e Anthony Winter, dois jovens apaixonados um pelo outro e pelas artes do espectáculo. O seu amor é, no entanto, contestado pelo pai de Amelia, que é um homem controlador e que não aceita que a filha namore, principalmente com alguém que não seja do seu círculo social. Por esta razão, Amelia e Anthony namoram às escondidas, sendo a mãe de Anthony, professora na escola em que ambos andam, a única pessoa que sabe desse segredo.

Tudo se torna mais complicado ainda quando o seu romance é descoberto por Harlan, o pai de Amelia, quando descobre umas fotografias de Anthony nu, no computador da filha. Acreditando na inocência da filha, depreende que Anthony, já com dezoito anos, é um predador sexual que tenta levar a sua filha por maus caminhos. Vistas as fotos, Harlan Wilkes informa imediatamente a policia e os media, fazendo com que Anthony seja preso, injustamente e tornando pública a imagem de que Anthony é um predador sexual perigoso.

Todo o resto do livro gira à volta da condenação de Anthony e das tentativas de Amelia e do próprio de tentarem que retirem as falsas acusações contra Anthony.

No geral gostei bastante do livro e acho que aborda um tema actual, retratando uma situação de que tantas vezes ouvimos falar nos jornais e na televisão. Faz-nos também pensar nos nossos valores e nas diferenças existentes entre cada um de nós e se vale a pena desistir da nossa felicidade, simplesmente por termos opiniões e valores diferentes da pessoa que amamos.

Inês Rodrigues

Sem comentários:

Enviar um comentário