domingo, 26 de agosto de 2012

[À Lareira com...] - Hilda Bernadette






À Lareira com...Hilda Bernadette, autora de "Amor sem Fim"



Fale-nos um pouco sobre si

Apesar de ter nascido no Congo e vivido no Brasil até os meus 14 anos, sou portuguesa. Meu pai é português assim como os meus avós paternos. Sempre visitei Portugal. Todos os anos vinha cá passar um mês ou por vezes, mais tempo.
Adoro escrever e quando me dediquei ao AMOR SEM FIM, foi para deixar bons sentimentos e AMOR para os meus leitores.
Gosto de fazer novos amigos, apesar da minha timidez.

Nasceu no Congo, mas foi muito pequena para o Brasil. Tem algumas memórias do Congo?

Sai do Congo com um mês e nunca mais lá voltei. Não tenho nenhuma memória de lá. Minha infância foi vivida no Brasil.

Como a vida no Brasil influenciou a pessoa que é hoje?

Claro que o país onde vivemos influencia o que somos. De lá, trouxe a alegria e o “coração” sempre aberto para mais um amigo! Quando sai de lá, tinha 14 anos e vim para Portugal e naquela altura senti muitas diferenças

Vive há alguns anos em Portugal. Porque veio para cá?

Meus pais estavam separados desde os meus 7 anos e eu vivia no Brasil com o meu pai e minha mãe estava em Portugal. Numa das visitas que fazia anualmente para a minha mãe… resolvi ficar! Sentia que era tempo de estar com ela.

O que gosta mais no nosso país?

Gosto de Portugal! É o meu país! Gosto de passear por Portugal… tem recantos maravilhosos! Adoro a sua gastronomia! E claro, encontramos pessoas incríveis por esse mundo a fora, e em Portugal, também as há! 

Quando começou a escrever o livro “Amor sem fim”? E como surgiu a ideia?

Comecei a escrever o meu primeiro romance AMOR SEM FIM para que dessa forma pudesse "realizar" o meu sonho. Sei que pode parecer estranho mas comecei a escreve-lo por volta de 2007 mas tive muitas interrupções! Não acreditei que conseguisse colocar por palavras sentimentos fortes como a minha vivencia com o meu pai ou o meu projeto de adoção. Isto porque a realidade é que inscrevi-me no sistema de adoção, no dia 10 de janeiro de 2005 e nunca cheguei a ter nos meus braços... a minha menina!
Este ano, oficialmente, no dia 14 de fevereiro, desisti...
Mas no livro AMOR SEM FIM, a minha menina aparece na minha vida, depois de 5 anos de espera... um livro repleto de sentimentos!
Também queria escrever sobre o que vivi com o meu pai. Ele merecia que lhe dedicasse algumas páginas do AMOR SEM FIM! Por esse motivo, tudo o que se passa no Brasil, foi a minha realidade que quis partilhar! 

Como se sentiu quando viu o seu livro publicado pela primeira vez?

Para mim foi como ter “um filho” nos braços. Quando peguei nele, a emoção foi enorme. Meus olhos queriam chorar! Eu só dizia: “ Meu livro tem capa!” Como se a capa fizesse dele tudo o que é: O meu livro!

Como é ler e sentir as críticas sobre o seu novo “filho”, o seu livro.

Sinto cada frase com todo o meu coração “aos saltos”! Cada leitor merece o meu respeito e a minha atenção! Sempre que alguém me contata por facebook ou outras formas, para me falar do AMOR SEM FIM, oiço-o com toda a atenção! É impossível para mim não respeitar ou não ouvir o que o leitor tem para dizer-me! Afinal são eles que poderão fazer do AMOR SEM FIM uma história intemporal para todas as idades e momentos.

Tem dois filhos. Como é que eles vivem esta fase da vida da mãe?

Meus filhos já são “quase” grandes! J 
O mais velho tem 19 anos, Luka, e tem sido o meu maior ajudante nessa nova fase da minha vida. É ele que gere o meu site www.hildabernadette.pt assim como também foi ele que criou a página do AMOR SEM FIM no facebook! Leu o rascunho do livro e incentivou-me a enviar o livro as editoras! Foi muito importante o seu apoio.
O mais novo tem 15 anos, Daniel, está orgulhoso da mãe, claro! Leu o AMOR SEM FIM e adorou.
Ambos estiveram presentes na sessão de lançamento e senti nos seus gestos, frases e olhares que estavam a partilhar comigo a alegria que eu sentia.
São os meus maiores tesouros! 

Tem algum projecto literário em mãos, de momento? Se sim, o que nos pode dizer sobre ele.

Ter um projeto? Não sei se o posso chamar de projeto porque ainda é um esboço. Este ano quero dedicar-me ao AMOR SEM FIM. Até porque escrever um livro não é fácil, é preciso tempo, inspiração e vontade.
Mas o próximo livro será totalmente ficção. A partida (já tenho algumas paginas preenchidas, além da ideia geral) será mais fácil para a imaginação mas com atenção redobrada na cronologia, porque afinal tudo será inventado! 

O que escrever significa na sua vida?

J Adoro escrever mas não quero que a obrigatoriedade de escrever faça os meus sentimentos, em cada linha que escrevo, serem superficiais! Entendes? Escrever para mim é mesmo muito importante! E claro, quando escrevo é pensando, no lado de lá – os leitores – em partilhar com eles vivencias ou momentos reais ou irreais, mas que nos ensinam em cada momento. Os livros nos engrandecem! E quero que os meus livros deixem sempre um pouquinho de mim em cada leitor. 

Para terminar, deixe uma mensagem aos leitores do tertúlias, fãs de leituras e de livros.

Para todos os leitores um beijinho apalavrado e não deixem de sonhar… AMOR SEM FIM para todos vocês!

Obrigada Hilda:)

Sem comentários:

Enviar um comentário