quinta-feira, 9 de agosto de 2012

[Caminhos de Portugal] - Vila Viçosa

Um local onde já fui algumas vezes, e porque tenho familia por lá, é Vila Viçosa, mas tenho que ir com mais tempo e visitar melhor. E vocês, conhecem?







É um dos mais importantes concelhos do distrito de Évora, estando limitado a Norte e a Este pelo Concelho de Elvas, a Sul pelo Concelho do Alandroal e a Oeste pelos Concelhos de Borba e Redondo.
Já existente como povoação desde os primeiros tempos da reconquista cristã situada num vale, conhecido como Viçoso. Foi D. Afonso III que lhe atribuiu a categoria de vila, fixando-lhe o nome de Vila Viçosa, e de cabeça de Concelho e lhe concedeu o primeiro foral em 5 de Junho de 1270.  O concelho é, hoje, constituído por 5 freguesias: Pardais, Bencatel, S. Romão, S.Bartolomeu e Conceição.

Na sede do concelho abundam antigas igrejas, capelas, Ermidas e Conventos com destaque para a Igreja de Nossa Senhora da Conceição, ao qual se desconhece a época exacta da sua fundação, que alguns autores atribuem ao rei D. Fernando e outros ao primeiro donatário da vila, o condestável D. Nuno Álvares Pereira, aquém, igualmente, segundo a tradição, se diz ter oferecido a imagem da Virgem Padroeira, adquirida em Inglaterra. Desaparecido esse primeiro templete gótico no reinado de D. Sebastião, pela sua pequenez ou ruína, as obras do actual começaram no ano 1569,sob patrocínio da Ordem de Avis, de que era uma comenda.
À entrada da Vila, pelo Oeste (Borba) a atenção dos forasteiros volta-se para o monumento de maior prestígio, o grandioso Palácio Ducal, antiga residência dos Duques de Bragança desde os princípios do Século XVI, a sua construção iniciou-se em 1501-1502 (na ala Norte) e completou-se já no século XVIII. A fachada principal é toda revestida de mármores da região e inspira-se na arquitectura italiana renascentista, com três andares, a cada um deles correspondendo, desde o rés-do-chão ao piso superior, uma das ordens clássicas: dórica, jónica e coríntia.

Ao continuarmos a nossa caminhada pela viçosa Vila, através da Avenida Duques de Bragança, deparamo-nos com o castelo medieval, que remonta à época da Reconquista cristã da península, quando da afirmação da nacionalidade portuguesa, a região foi dominada a partir da conquista de Alcácer do Sal (1217).

Embora não se possa afirmar se uma primitiva povoação foi abandonada e recuperada, ou se o seu povoamento cristão foi tardio, sabemos que vila Viçosa recebeu de D. Afonso III (1248-1279) a sua Carta de Foral, passada em 5 de Junho de 1270. Datará, dessa época, o início da construção de seu castelo, a que seu filho e sucessor, D. Dinis (1279-1325), dará um efeito impulso, terminando a sua edificação e fazendo erguer a cerca da vila.

No coração da Vila fica a Praça da República, rodeada de elegantes edifícios, como o da Câmara Municipal, onde se pode visitar e consultar a Biblioteca de livros antigos (sécs. XV a XIX), o importante arquivo Histórico da Câmara Municipal, que integra também o da Misericórdia, constituído por cerca de 2000 livros, códices, maços e documentos avulsos datados desde o séc. XV até ao séc. XIX.

A Reserva Natural das pedreiras de mármore, completam o magnífico cenário do concelho, tendo os visitantes oportunidade de usufruir uma viagem gira em torno destas pedreiras de mármore e da vila que tem um dos patrimónios mais bonitos de Portugal. No Concelho de Vila Viçosa mais propriamente nas freguesias de Pardais e Bencatel é-nos possível olhar para o horizonte e encontrar torres de ferro, ou seja, gruas que servem para içar a pedra dos poços. Este é o aspecto à primeira vista de um campo de pedreiras. Um olhar mais aprofundado permite-nos ainda observar o grande e profundo poço que se assemelha a uma cratera aberta na terra. Trata-se da obra do homem que todos os dias a par e passo vai tornando mais fundo  o dito poço, recortando-o às fatias e içando através da grua os chamados blocos de mármores.

Sem comentários:

Enviar um comentário