domingo, 23 de setembro de 2012

[À Lareira com...] - Ana Rita Rendas



À Lareira com...Ana Rita Rendas, autora do livro "Reflexo de Emoções "



Fala-nos um pouco sobre ti
Chamo-me Ana Rita Rendas e tenho 18 anos. Adoro os meus irmãos, o meu afilhado, a minha família, crianças e animais, especialmente cães. Amo Psicologia e amo teatro. Gosto de comer gelado de menta até no Inverno. Adoro fazer doces. Adoro escrever e adoro ler. Adoro pintar. Adoro falar e ouvir. Adoro brincar e rir. Tenho mau perder. Adoro jogar buzz e singstar. Adoro fazer surpresas às pessoas que gosto mas também adoro pregar partidas. Adoro andar de carro. Adoro conduzir. Detesto andar de metro.

Fala-nos um pouco sobre o que trata “Reflexo de Emoções”
“Reflexo de emoções” fala do ser humano, das suas emoções boas e das menos boas. Fala de dor mas também da sua ultrapassagem.

Como surgiu a oportunidade e a ideia de escrever “Reflexo de Emoções”?
Eu gosto muito de escrever, e comecei a mostrar o que escrevia a professoras e a amigas que me diziam que devia publicar e daí a começar o projecto foi um instante!

Em que te inspiraste para o escreveres?
Inspirei-me no que vejo nos outros e em mim própria. No que sinto e no que oiço que os outros sentem.

Quando percebeste que a escrita era importante para ti?
Por volta dos 13 anos, comecei a gostar de escrever e conforme os anos foram passando eu fui-me tornando completamente dependente da escrita.

Que críticas tens recebido sobre o teu Livro? O que sentes em relação a isso?
As críticas recebo-as sempre muito bem, as críticas quando construtivas servem para crescermos e evoluirmos. Mas em geral, tenho recebido boas críticas!

Podes falar-nos um pouco sobre os apoios que tens tido? Tiveste receio das opiniões dos teus colegas/amigos?
Acima de tudo tive o apoio desde o início da minha melhor amiga Soraia Dinis, que me apoiou e deu forças sempre que eu tive medo e receio. E de todos os meus amigos em geral!

Podes dizer-nos algumas das tuas leituras preferidas?
“Inteligência Emocional”; “Psicólogo de Deus”; “ Vendedor de Sonhos”; “Juntos ao Luar” e “ Para a minha irmã”.

Sabemos que entraste este ano em Psicologia, no ISCTE. Parabéns! Quais as tuas motivações e desejos para o futuro profissional? Também passam pela escrita?
Entrei e estou super feliz no ISCTE-IUL. Os meus colegas de curso são fantástico tal como todos os trajados e adoro o ambiente de família que aí se vive. Entrei no meu curso de sonho e como tal, tenho as expectativas muito grandes e estou muito motivada a dar o meu máximo. Desejo como psicóloga ajudar os que em mim confiarem as suas angústias.

Fez em Setembro um ano que criaste a página “Psicologia deve ser reconhecida e valorizada por todos”. Porque criaste essa página?
Criei-a porque quero desmistificar e acabar com os preconceitos que existem sobre psicólogos e Psicologia.

Que outras paixões tens para além da escrita e da psicologia?
A representação é uma paixão muito forte em mim, e crianças! Adoro crianças.

O que podes dizer, aos nossos leitores, de modo a promover a leitura e a escrita pelas novas gerações?
Leiam, porque ler é cultivar-se e nada melhor que cultivarmo-nos. E quando à escrita, escrevam com alma!

Para terminar, queres deixar alguma mensagem para os aspirantes a escritores, sejam eles de que idade forem?
A idade não importa! Basta o amor pela escrita.

Obrigada Ana Rendas

Sem comentários:

Enviar um comentário