quinta-feira, 27 de setembro de 2012

[À Lareira com] INTERNACIONAL - Eloisa James






À Lareira com...Eloisa James, autora dos livros "Um beijo encantado", "Paixão numa noite de Inverno" e "Milagre de Amor".

Quando e como sentiu, pela primeira vez, a paixão pela escrita?
Os meus pais eram ambos escritores; o meu pai ganhou o American Book Award de Poesia , o que significa que estava ciente desde tenra idade que é possivel suportar uma familia sendo escritor, até mesmo um poeta. Algumas das minhas primeiras memórias são de mim a escrever historias e a brincar. Estava sempre no meu quarto, a escrever alguma historia secreta que eu não deixava ninguém ler. Ou escrevia jogos, atraía os meus irmãos para o jogar, e pedia a admissão aos meus pais. Em suma, tornei-me escritora desde os tempos em que comecei a juntar palavras.



Onde procura inspiração para os seus romances?
 A inspiração vem (no meu caso) da minha propria vida, porque as emoções fortes dos romances devem brotar das emoções do proprio autor, assim como das suas leituras. Passo o tempo a ler - tanto no meu género como fora dele, ficção e não-ficção. Acho que é o uso mais valioso que se pode dar ao tempo de um autor. Nunca se sabe quando estaremos a ler e, de repente, surge uma ideia para uma cena. Isso até acontece ao ler o jornal.


Tem algum ritual antes de começar a escrever?
Não, não tenho nenhum ritual. Apenas me sento e deito mãos ao trabalho. Escrever é dificil, e para se ter sucesso nisso, é preciso,simplesmente, sentar e escrever.

Como e quando arranja tempo para escrever?
Eu durmo! Aliás, ás vezes acho que é o único segredo que tenho: durmo muito. E descanso. Quanto à forma como faço as coisas... descobri á algum tempo que está bem, mesmo que não esteja perfeito.Quando publico algo, é o melhor que consegui escrever, no momento. Acho que abandonar o perfeccionismo é a chave para conseguir fazer muito - e isso serve para ser pai/mãe, lida de casa, trabalho ou escrever. 
No entanto, há dias em que estou exausta da pressão de ter duas carreiras, e sinto que vou dar em maluca. É dificil. Tenho que equilibrar a minha vida com cuidado - especialmente porque tenho filhos, e marido e até um cão para passear. Mas, apesar de tudo, acho que estudar literatura e escrever ficção é o par perfeito de actividades. 

Já tem um livro baseado n'A Bela e o Monstro, e outro n'A Cinderela. Os próximos livros também terão como inspiração uma história de encantar?
Só publiquei "The Ugly Duchess" aqui nos Estados Unidos, que é a minha versão d'O Patinho Feio. Depois desse livro, está a minha versão de Rapunzel. Então pensei que devia fazer uma pausa nos contos de fadas, por uns tempos. 


Obrigada Eloisa James

1 comentário:

  1. Simplesmente excepcional... Adorei os livros já traduzidos para Portugal :)

    ResponderEliminar