segunda-feira, 3 de setembro de 2012

[Opinião] - "Gwenhwyfar - O Espírito Branco" de Mercedes Lackey





"Oh, os filhos são todos muito bons, mas a riqueza de um rei está nas suas filhas! Um filho pode fugir e jurar vassalagem a outro homem de outro reino, mas uma filha lembra-se do que deve ao seu senhor! Como é aquele velho ditado, minha querida? (...) «Um filho é um filho até escolher uma mulher, mas uma filha é uma filha para toda a vida»".









Este foi o romance histórico do meu mês de Agosto. E se eu adoro este género de leituras.
Este é o primeiro livro da autora publicado em português, e foi uma boa surpresa.

Este livro tem como base o mito do Rei Artur e das suas três mulheres. É fácil, ao longo do livro, vir-nos á ideia a história que fez parte da infância de alguns de nós, "A espada era a lei" e os seus protagonistas: Artur e Merlin. Também este último é referido por Mercedes nesta obra.

No entanto, a personagem principal deste é Gwenhwyfar, a terceira mulher de Artur e uma das 4 filhas do rei LLeudd.
Como em diversos romances históricos, e passando-se igualmente numa corte, todo o enredo ocorre num clima de intrigas, mistérios, traições e amores e desamores. Mas, para além disso, está envolto na magia das Senhoras Sábias e em Crenças em Deuses e forças espirituais.
Também aqui mulheres e homens tinham papeis definidos como sendo adequados ao seu género: os homens eram os guerreiros, as mulheres as sábias e mães. No entanto, Gwen, sentiu-se atraída pelas actividades dos homens, e muita da historia decorre durante os treinos dela.

A autora é bastante descritiva, o que num livro deste género é bastante relevante, dando-nos uma visão bastante completa do ambiente que se vive a cada momento.

Algo que me dificultou um pouco a leitura foi o facto de existirem 3 Gwenhwyfar, e virem a ser as 3, uma de cada vez, mulheres de Artur. Para além de que, a irmã mais nova de Gwen se chamava Gwenhwyfach. Estes nomes tão semelhantes conseguiram confundir-me.

É um bom romance histórico, precisamente como eu gosto, e a magia dá-lhe um toque misterioso que me agradou bastante.
Aconselho a quem goste do género.

Sem comentários:

Enviar um comentário