sexta-feira, 14 de setembro de 2012

[Opinião] - "Sapatos Italianos" de Henning Mankell





"Não adianta andar á volta  do passado. As nossas vidas correram como correram e tudo ficou para trás. Dentro em breve estarei morta. Tu viverás mais algum tempo, mas depois também desaparecerás. E todos os vestigios desvanecer-se-ão."










Desde que este livro saiu que andava de olho nele. A capa despertou-me o interesse, a sinopse aguçou-o e o titulo deixou-me curiosa.

Nunca li nada do autor, Henning Mankell, mas sei é conhecido pelos seus policiais. Este é um romance, e acredito que não tenha ficado atrás dos seus restantes livros.

O enredo transporta-nos para o frio glaciar de uma ilha no Báltico onde vive Fredik, um solitário homem de 66 anos. Após um terrivel acontecimento na sua vida, e não conseguindo lidar com o que a vida lhe reservara, Fredik foge aos problemas e refugia-se naquela ilha, que se veio a tornar a sua casa, na companhia do seu cão e da sua gata.

No entanto, o passado volta sob o nome Harriet, o seu amor de outrora, e faz com que aquele homem, afastado do mundo e envolto em solidão, tenha que reviver o passado, enfrentando-o. Acaba assim por perceber que é deste modo que consegue a liberdade que estava presa àquele seu segredo profundo. Conseguindo libertar-se, a sua vida segue caminhos que nem ele pensava poder seguir. Conhece novas pessoas, abre-se às amizades, à familia, tornando-se em alguém que não foi durante quase toda a vida.

Um livro cativante, que nos fala de solidão, alheamento, dor e sofrimento, mas também de familia, amizade, integridade e aprendizagem e maturidade.

Não posso dizer que foi um dos melhores livros que li. Dei por mim, por vezes, a bocejar um pouco, mas é sem dúvida um bom livro, que aconselho.

Compre o livro aqui.

Sem comentários:

Enviar um comentário