sábado, 29 de setembro de 2012

[Personalidades] - Bob Marley



Hoje, a Ni e eu decidimos escrever sobre uma inspiração mútua: Bob Marley, o Rei do Reggae! Quem aqui gosta deste Senhor?




Biografia

Robert Nesta Marley nasceu no dia 6 de Fevereiro de 1945, em Saint Ann, Jamaica. Filho de um militar branco inglês com uma negra jamaicana, sofreu discriminação por ser mulato, o que não era bem visto pelos negros daquela época/lugar. Cedella e Norval estavam de casamento marcado para 9 de Julho de 1944. O seu pai abandonou-os no dia a seguir, mas continuou a apoiá-los financeiramente. Raramente os via, pois estava constantemente a viajar.

Após a morte de Norval em 1955, Marley e a sua mãe mudaram-se para Trenchtown, Kingston, onde era provocado pelos negros locais por ser mulato e ter baixa estatura (1,63 m). Bob teve uma juventude muito difícil, mas isso ajudou-o a construir uma personalidade mais forte e um ponto de vista bastante crítico sobre os problemas sociais.

Bob foi casado com Rita Marley, uma das I Threes, que passaram a cantar com os Wailers depois de alcançarem sucesso internacional. Ela foi mãe de quatro dos seus doze filhos (dois deles adoptados). Os seus filhos Ziggy e Stephen Marley continuam o legado musical que o seu pai lhes deixou, na banda Melody Makers. Kymani Marley, Julian Marley e Damian Marley também seguiram carreira musical.

Pelas suas posições políticas e grande poder de influência, Bob Marley sofreu um atentado junto com sua esposa, Rita Marley, durante as eleições gerais da Jamaica. Marley apoiava um político da ala mais à esquerda. Desconfia-se que o atentado tenha sido planeado por partidos mais radicais, o Jamaican Labour Party. 

Em 1971, assina contrato com a gravadora Island Record, onde gravaria grandes sucessos como No Woman, no cry, de 1975. Foi com esta música que Bob Marley alcançou notoriedade mundial.

A música de Bob Marley foi importante para a aceitação do Reggae no mundo, o que tornou o ritmo num dos mais populares. Marley é considerado um mito, pois disseminou suas ideias através da música e morreu ainda muito jovem, no auge da sua carreira.

As letras de suas músicas reflectiam o sofrimento e opressão de seu povo. Uma das suas frases é "enquanto a cor da pele for mais importante que o brilho dos olhos, haverá guerra”. 

Bob Marley morreu em Miami aos 36 anos, vítima de um cancro, que no princípio, recusou tratá-lo por questões religiosas. No fim da vida, aderiu ao cristianismo, e resolveu cuidar da doença, mas já era tarde demais.

Aqui fica um vídeo... foi difícil escolher uma música! São todas tão lindas... :)




Sem comentários:

Enviar um comentário