sábado, 8 de setembro de 2012

[Personalidades] - Neil Armstrong



Hoje,  mais uma Personalidade que marcou a História da Humanidade. Quem já não ouviu ou citou a célebre frase "Este é um pequeno passo para o homem, um salto gigantesco para a humanidade"?? 



Neil Alden Armstrong, mais conhecido pelo primeiro e último nome, nasceu em Wapakoneta a 5 de Agosto de 1930. Morreu em Cincinnati, a 25 de Agosto de 2012, pelo que, faz hoje, dia 8 de Setembro, duas semanas que perdemos esta grande figura. Foi um astronauta dos Estados Unidos, piloto de testes e aviador naval. 

Armstrong serviu na Marinha dos Estados Unidos e combateu na Guerra da Coreia como piloto de caça. Após a guerra, ele graduou-se como piloto de testes e serviu na Estação de Voo do Comité Consultivo Nacional para a Aeronáutica (NACA) de alta velocidade, onde acumulou mais de 900 voos.

Entrou para a NASA em 1962, integrando o segundo grupo de astronautas da agência espacial, indo ao espaço pela primeira vez em 1965, como comandante da missão Gemini VIII, três anos antes do voo que o colocaria na História. Foi condecorada com a Medalha Presidencial da Liberdade, a maior condecoração civil do país, e a Medalha de Honra Espacial do Congresso. Dele, o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, disse ser "um dos maiores heróis americanos, não apenas de sua época, mas de todos os tempos". 

Tornou-se mais conhecido por ter sido o primeiro homem a pisar a Lua, como comandante da missão Apollo 11, em 20 de Julho de 1969.

Toda a saga de Armstrong, Aldrin, Michael Collins e do voo pioneiro está contada na história da missão Apollo 11. A sua épica frase, "Este é um pequeno passo para o homem, um salto gigantesco para a humanidade" ao pisar pela primeira vez a superfície lunar, é uma das mais conhecidas na História, mas só veio à cabeça de Neil poucos momentos antes de descer da nave, já pousada na Lua.

Após a saga da Apollo 11, Neil Armstrong retirou-se da NASA, no princípio da década de 70 e tornou-se professor de engenharia aeroespacial na Universidade de Cincinnati, onde permaneceu até 1979. Rejeitou ofertas milionárias de grandes empresas para trabalhar como relações públicas ou em cargos de directoria, assim como a oferta de todos os partidos políticos que desejavam tê-lo como candidato a qualquer coisa (ao contrário dos ex-astronautas John Glenn e Harrison Schmitt que entraram na política e se elegeram senadores). 

Morte
A 7 de Agosto, Armstrong foi submetido a uma cirurgia cardíaca de emergência, após terem sido encontrados quatro obstruções nas suas artérias coronárias. No dia 25 de Agosto de 2012, não resistiu a complicações relacionadas com as recentes intervenções cirúrgicas e acabou por falecer aos 82 anos de idade.




Ivonne

Sem comentários:

Enviar um comentário