quarta-feira, 17 de outubro de 2012

[Opiniões] - "O Tempo dos Milagres" de Karen Thompson Walker





"Para mim, um bom livro mexe sempre com quem o lê. Mexe com os sentimentos e emoções, com a mente e coração ou com as ideias e convicções do leitor.
Este “O Tempo dos Milagres” fez tudo isso e muito mais. Foi um livro que me inquieto." in As Leituras da Fernanda












Quando vi a divulgação deste livro na internet, o título suscitou-me logo curiosidade, por isso resolvi ler a sinopse, que me deixou com imensa vontade de o ler.


 A história deste livro é-nos contada pelo ponto de vista de Julia, uma rapariga de 11 anos que, tal como todos os adolescentes, tenta sobreviver a esta fase nova da sua vida. E é através do seu olhar que ficamos a saber que está a acontecer algo muito sério ao planeta onde vivemos: o movimento de rotação da Terra está a abrandar a olhos vistos, ou seja, os dias e as noites estão a ficar cada vez mais longos à medida que o tempo passa. Para além de lidar com a sua solidão e com as complicações habituais da adolescência, Julia tem de também de lidar com este estranho fenómeno que está a alterar tudo o que Julia sempre teve como garantido.


Gostei imenso da forma de escrita da autora, que é simples mas que ao mesmo tempo nos deixa “presos” ao livro. Gostei do facto de a história ter sido contada sob o ponto de vista de uma rapariga de 11 anos, vulgar e que apesar da volta gigante que o mundo deu, continua a viver a sua vida e a preocupar-se com tudo o que uma pessoa dessa idade se "deve" preocupar.

Devo dizer no entanto que fiquei um pouco desiludida com o desfecho da história, pois estava à espera de um fim mais emocionante e que se acabasse por resolver o problema da rotação do planeta Terra. Não tendo sido um dos meus livros preferidos, não me arrependo de o ler e gostei do facto de me ter posto a pensar no que aconteceria se o movimento de rotação da Terra começasse a abrandar na vida real.

Um livro que nos faz repensar aquilo que temos como garantido, que nos faz olhar o nosso Planeta de outra maneira. Muitas vezes limitamo-nos a viver naquilo que temos como garantido ser o "nosso mundo" mas nunca pensamos "E se algo mudasse, que seria de nós?".  Aconselho.

Inês Rodrigues
 

Sem comentários:

Enviar um comentário