quarta-feira, 7 de novembro de 2012

[Opiniões Tertulianas] - "Não Odiarei" de Izzeldin Abuelaish




  




"Como disse no inicio, certos livros são poderosos. Abrem a nossa mente, a nossa alma, e fazem-nos pensar. Incitam-nos a procurar mais informações e a tentar ver todas as perspetivas sobre um determinado assunto.
Este é um livro que não devem deixar de ler." in As Leituras da Fernanda









Assim que vi este livro na publicação de novidades da Planeta, que sabia que tinha de o ler. Primeiro porque percebi, pela sinopse, que era um testemunho, que é um género de livros que eu adoro, pois sei que o que eu estou a ler no livro aconteceu na vida real. Segundo, porque não sabia muito bem como era viver em países como Israel e Palestina e tinha muita curiosidade em saber.

 Neste livro, o Doutor Izzeldin Abuelaish, médico palestiniano especialista em infertilidade, relata a sua história de vida no tempo em que viveu na faixa de Gaza, juntamente com os seus 8 filhos e a sua mulher. Izzeldin nasceu e foi criado num campo de refugiados situado na faixa de Gaza, sofrendo com as consequências da guerra entre Israel e a Palestina. Durante a sua vida, Izzeldin passou por muitas situações desesperantes, principalmente em 2008/2009. Primeiro, foi diagnosticado à sua mulher cancro num estado muito avançado, do qual viria a falecer. Como se não bastasse, passados poucos meses, a sua casa foi bombardeada, matando 3 das suas filhas, Bessan, Mayar e Aya. No entanto, Izzeldin nunca deixou de lutar e de ter esperança que um dia a guerra Israelo-Palestiniana tivesse um fim, pois ele acreditava que a única maneira de acabar com a guerra era através da medicina, pois como médico, Izzeldin tanto tratava indivíduos palestinianos como indivíduos israelitas.

 Para mim, o doutor Izzeldin é um exemplo que todos nós devíamos seguir, pois apesar da tragédia que se abateu sobre ele, nunca deixou de ter esperança e fé, e nunca nutriu sentimentos de vingança nem de ódio por ninguém, apesar de ter todas as razões do mundo para isso. Nunca se quis vingar nem dos responsáveis pela morte das suas filhas, nem daqueles que não o deixaram atravessar a fronteira entre a Palestina e Israel tantas vezes que ele precisou, principalmente quando quis enterrar a sua esposa, não podendo assistir ao seu enterro.

 É por isso que eu acho que toda a gente devia ler este livro, pois mostra que apesar de todo o mal que existe no mundo, ainda há pessoas como este médico que nunca deixam de ter esperança e “lutam” por uma vida melhor e mais digna para si e para os seus, sem nunca, no entanto, desejar mal a alguém. 

É um livro verdadeiramente inspirador.

Ines Rodrigues


“Esta história é uma lição necessária contra o ódio e a vingança” (Elie Wiesel, Prémio Nobel da Paz)


“Quando eu crescer e me tornar mãe, quero que os meus filhos vivam numa realidade em que a palavra míssil seja apenas outro nome para vaivém espacial.” (Mayar – Filha de Izzeldin Abuelaish)
 

Sem comentários:

Enviar um comentário