quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013

[Opinião] - "A Trama da Estrela" de Vasco Ricardo



"Os restantes ficaram como que iluminados pelo discurso de Rohan. Agora fazia todo o sentido. O indiano tinha começado a compreender tudo quando vira o jornal escancarado naquele quiosque. O pessoal pensara que ele tinha ficado em estado choque, mas não, o seu cérebro é que funcionara mais rapido do que nunca(...) porque na realidade ela tinha um interesse especial pela história do seu país, principalmente naquele periodo negro onde, para seu desgosto, tantos crimes contra a Humanidade haviam sido cometidos."







Este foi o primeiro livro do autor Vasco Ricardo, foi-me gentilmente emprestado por uma das nossas seguidoras a quem agradeço desde já, e eu já o andava a cobiçar à imenso tempo. Foi também a minha leitura de estreia com o autor, a quem deixo um Olá, e foi um livro que deixou as expectativas em relação ao segundo, O Diplomata, algo elevadas. (para além disso podem ler os textos do Vasco, denominados Crónicas de um portugal demasiado português no Destante Blog).

Este é um livro relativamente pequeno, e que pela escrita leve e fluida se lê "de um trago". Para além disso o enredo é tão contagiante que faz com que não queiramos largar o referido livro antes de chegarmos à última página.
Ao longo de cerca de 240 páginas somos confrontados com duas tramas aparentemente distintas: a primeira sobre a ENDIVADAL, uma sociedade secreta com um objectivo unico e que sabemos verdadeiramente qual era no final do livro. Nesta sociedade os seus membros têm as suas "alcunhas" de modo a não serem identificados, não podendo também falar sobre a sua vida pessoal. Esses nomes, inicialmente, fizeram com que a leitura fosse mais lenta, de modo a tentar criar na minha cabeça os personagens conforme iam sendo descritos. A segunda trama passa-se através de conversas que três amigos, Dana, Rohan e Mark, têm num chat na internet e onde falam sobre tudo o que se vai passando no mundo. O enredo termina com um convergir das duas tramas de modo bastante astuto e interessante.

Algo que realmente me cativou neste livro foi toda a teoria da conspiração que este engloba e todos os sinais misteriosos das mesmas que vão estando implicitos durante o mesmo, fazendo-nos construir um puzzle ao mesmo tempo que vamos prosseguindo a leitura. Um enredo bastante bem conseguido, e com um final que me agradou bastante, pelo modo como tudo acabou por fazer sentido. Por, no final, termos realmente todo o "quadro" montado na nossa cabeça.

Um ponto menos favorável, mas que não está relacionado com o autor, é o facto do espaçamento entre linhas ser pequeno, ficando as frases muito próximas umas das outras, o que por vezes dificultava a leitura e cansava um pouco a visão.

Posso concluir que foi uma leitura bastante agradável, pelo que aconselho. Uma boa aposta, sem dúvida, num autor português.

1 comentário:

  1. Ni fofinha quase-quase-oficialmente-madrinha-daqui-a-umas-horas, deixei-te um selo no blog :')

    http://mundodemaria.blogspot.pt/2013/02/um-desafio-3-selo.html

    Beijinhos grandes! ♥

    ResponderEliminar