quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013

[Opiniões Tertulianas] - "A Herança da Filha" de Howard Norman








"Este livro, escrito como se de uma carta se tratasse, envolve o leitor em emoções intensas, conflitos morais e leva-o a reflectir nas motivações do comportamento humano, numa viagem ao longo de anos de vida relatados de modo acessível e interessante." in K de Livro.








Foi sem qualquer expectativa que comecei a ler este livro, é quase como estar a ler cartas antigas de alguém encontradas ao acaso… 
 
A história começa com a primeira tragédia da vida de Waytt: a morte dos pais, que o leva a viver com os tios e prima Tilda.
Tilda vem a ser o amor da vida dele, uma personagem muito “caricata” que decide ser   carpideira  e ganhar a vida com isso. 
Numa das viagens conhece um estudante alemão, Hans, e apaixonam-se mas é uma relação mal vista aos olhos da maior parte das pessoas, pois vive-se a 2ª Guerra Mundial e mesmo no Canada isso influencia a maneira de verem um alemão. Relação essa que se torna ainda menos aceite após o “ferry” em que a mãe de Tilda viajava, ter sido atacado por um U-boat (um submarino) alemão e que vem a desencadear novas e arrepiantes tragédias, que lemos sem parar, querendo que as coisas sejam diferentes mas que infelizmente não são.
Tal acontecimento faz com que a vida de Waytt volte a mudar mais uma vez  e  que,  seja envolvido nas decisões de outras pessoas novamente…
E assim, ele vai contanto  página a página tudo o que lhe aconteceu, e sem nunca se fazer de vitima, à sua filha, de forma a explicar-lhe o que o levou a fazer o que fez.

Gostei deste livro e desta perspectiva apresentada da 2ª Guerra Mundial. Livro que, graças a um passatempo que ganhei aqui, no Tertúlias à Lareira (Obrigada Margarida!!!!), tive oportunidade de ler e que recomendo a todos.

Norma Gondar


Sem comentários:

Enviar um comentário