quinta-feira, 28 de março de 2013

[Cinema] - Nómada



Data de estreia: 2013-03-28
Título Original: The Host
Realizador: Andrew Niccol
Actores: Saoirse Ronan, Diane Kruger, Jake Abel, Max Irons, Frances Fisher, William Hurt
Distribuidora: ZON Audiovisuais
País: EUA
Ano: 2013
Género: Ficção Científica/ Thriller
Classe Etária: M12
Duração (minutos): 124





Ontem fui ver a ante-estreia de "Nómada", um filme do livro da autora Stephenie Meyer.
Posso dizer que gostei do filme. Há uns anos comecei a ler o livro, ainda li cerca de 1/3 talvez, mas a verdade é que desisti pois fiquei sem perceber nada do que estava a ler. Achei que estava demasiado confuso, e a verdade é que nunca percebi que seres eram aqueles que a autora nos estava a apresentar.

Ontem, no filme, tudo ficou claro, e se ler o livro hoje perceberei muito melhor desde inicio.
Ao longo do filme conhecemos Nómada, uma alma que ao longo de milhares de anos já habitou diversos corpos em diversos planetas, Melanie Stryder, o "corpo" hospedeiro, e os humanos significativos da vida de Melanie, e que são dos poucos sobreviventes a esta "invasão" de almas. Melanie resiste a Nómada, lutando assim por todos aqueles que lhe são queridos, em especial Jamie (o irmão) e Jared.

O filme é bastante leve, vê-se bastante bem e é, na verdade, um tempo bem passado. Conseguimos sentir empatia pelas personagens, especialmente por Nómada.
Somos também presenteados com alguns momentos com mais humor, em especial na relação dificil entre Nómada e Melanie, pois sendo duas no mesmo corpo acabam por disputar o "espaço" e o que as rodeia.

Achei que durante o filme tudo corria demasiado bem, ou seja, os imprevistos à jornada a que Nómada se propos com Melanie são poucos. Também o fim se torna bastante previsivel quando começamos a perceber melhor o que são as almas e como estas actuam no organismo humano. Acaba por ser um "e tudo acaba bem" como nos contos de fadas.

É uma história de sobrevivencia, de luta, de resistencia, de lealdade, amor e esperança.
Aconselho verem. A minha irmã, que leu o livro, diz que a adaptação ao cinema está boa, está melhor que a adaptação da saga Twilight.

6 comentários:

  1. Ainda não vi o filme e estou a meio do livro, mas até ao momento a sensação que tenho é que "O Nómada" é muito superior à saga Twilight. Talvez por isso a adaptação tenha sido mais fácil.
    Estou a adorar o livro e mal posso esperar para ver o filme!
    Gostei da critica =D

    ResponderEliminar
  2. tb foste ver ante-estreia, foste ver onde?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. oh eu fui ao oeiras park , para mim de todos os filmes que foram baseados nos livros dela o melhor é este

      Eliminar
  3. Olá!
    A minha opinião em relação ao filme é exatamente a mesma. Parecem palavras que sairam da minha cabeça! LOL
    Confesso foi que fiquei com curiosidade em ler o livro. Acho qe vou esperar pela sua opinião antes de experimentar, pois deu para perceber que temos pensamentos parecidos.
    Beijocas
    Ah!!! Parabéns pelo blogue!!!
    Marisa

    ResponderEliminar
  4. Olá!
    Estou muito curiosa para ver este filme! O livro é fantástico. Depois de um início que quase nos leva a desistir, a narrativa evoluiu tornando a leitura viciante. Acho que se voltares a pegar nele vais gostar.
    Tal como a Marisa considero este livro superior à saga Twilight.
    Beijinhos e boas leituras!

    ResponderEliminar