domingo, 21 de abril de 2013

[Opinião] - "Os Guerreiros do Arco-Íris" de Andrea Hirata




"Voltem a olhar para nós: persistíramos às ameaças do feroz Sr. Samadikun, resístiramos às dragas que queriam arrasar a nossa escola e sobrevivêramos às dificuldades económicas que diariamente nos sufocavam. Mas, acima de tudo, sobrevivêramos à mais imediata das ameaças: a ameaça de nós mesmos, a nossa descrença no poder da educação."


Podem ver mais sobre o livro no site da editorial presença .






Como foi noticiado aqui no blog, o autor deste livro, Andrea Hirata, esteve em Portugal e realizou uma sessão de apresentação do livro com alguns bloggers convidados. Podem ver a reportagem sobre o evento aqui.

Li o livro nessa ocasião e não posso negar: gostei bastante da leitura. Não sendo o género de livro que costumo ler, agradou-me bastante e li-o com imenso gosto.

A narrativa, escrita na primeira pessoa, conta-nos a história de Ikal (o personagem principal) e do seu grupo de colegas e amigos, bem como dos seus professores, numa das escolas da ilha de Belitong, uma ilha onde a população vive em grande pobreza.

É uma história extremamente comovente e cativante. Através do que Ikal nos conta sente-se todo o carinho que existia entre aquelas crianças. Fala-nos de sobrevivencia, de luta contra as dificuldades. Num país onde reina a pobreza, onde a educação não é uma prioridade, este grupo de crianças, juntamento com um enorme incentivo por parte dos dois professores, dedicam-se a aprofundar os seus conhecimentos, a lutar por aquilo que para eles lhes dará um futuro um pouco melhor.

Não posso dizer que há uma personagem preferida, porque são todas personagens únicas à sua maneira, com as suas caracteristicas mais peculiares, e se faltasse um na história esta já não seria a mesma.

Depois da sessão com o autor, conseguimos perceber como é que este livro nos consegue tocar tão fundo e consegue ser tão forte, comovente e real: este foi escrito por Andrea como uma homenagem à sua professora, Bus Mus, e aos seus colegas, pelo que não podia ser mais sentido nem mais saído "do fundo do coração".

Uma leitura bastante gratificante, que conselho bastante a todos os leitores.
Obrigada Andrea e obrigada Editorial Presença

Sem comentários:

Enviar um comentário