quarta-feira, 10 de abril de 2013

[Opinião] - "Principe Mecânico" de Cassandra Clare


"Por norma um cavalheiro não tocava numa senhora em público, mas ali no Instituto os caçadores de sombras eram mais famíliares uns com os outros e, quando ela se virou, ele sorriu. Jem punha toda a sua força em caa sorriso, de modo que parecia sorrir com os olhos, com o coração, com o corpo todo."


"Se tivesse sido possivel... devolver o amor do homem que tens na tua frente, um desgraçado, um desperdicio, um bebedo, uma pobre criatura, ele teria consciência, apesar da felicidade, que só te daria miséria,desgosto e arrependimento, que te arruinaria, que te desgraçaria, que te levaria para a valeta com ele..."





Alguns de vós já devem ter visto por aqui mais opiniões sobre os livros desta autora. A verdade é que eu gosto bastante e sigo a série Caçadores de Sombras. No entanto, esta série As Origens ainda consegue deixar-me mais presa aos livros.

Este é o segundo volume desta série, que nos conta a história dos antepassados dos personagens principais da Caçadores de Sombras. No primeiro volume conhecemos Tessa, Will e Jem e começamos a perceber como é que a mãe de Clary entrou no mundo dos caçadores de sombras e como todas as guerras entre humanos, caçadores de sombras e habitantes do mundo à parte começaram.
As séries irritam-me por uma razão... estou demasiado tempo á espera que o livro saia, que quando o vou ler tenho quase que reler o livro anterior. Neste livro aconteceu-me muito isso, por diversas vezes tive que parar e puxar pela memória para me lembrar de situações que ocorrem no livro "Anjo Mecanico"(que foi publicado em 2010).

Como sempre a autora brinda-nos com um livro cheio de acção e emoções fortes, com personagens diversas e fascinantes, num submundo mágico de uma Londres Vitoriana. A sua escrita descritiva q.b ajuda-nos a imaginar as personagens, os locais e as técnicas utilizadas ao longo do livro nas suas batalhas. É raro neste livro encontrar-mos momentos mortos e que de nada sirvam para o enredo. Tudo o que acontece tem uma razão e é mais uma peça no puzzle que se vai construindo na nossa cabeça sobre toda a história á volta dos caçadores de sombras.

Neste livro a autora fez com que o meu personagem preferido fosse, o doente, calmo e romantico Jem, pois este tem, subtilmente escondida pela sua doença, um caracter forte e determinado. No meu mundo imaginário, em que eu seria Tessa, apaixonar-me-ia facilmente por Jem.

Porque gosto eu mais desta série do que da série inicial? - perguntam vocês. Esta conta-nos muito mais, tem mais acção e um enredo mais consistente, talvez por se ir relacionando com eventos que já lemos nos outros livros Caçadores de Sombras.

Para quem gostou da primeira série e ainda não leu esta, aconselho vivamente. Para todos os que gostem do sobrenatural, do submundo com algum romance à mistura, aconselho também.

Sem comentários:

Enviar um comentário