quarta-feira, 22 de maio de 2013

Noite de Literatura Europeia - 24 de Maio

 A Noite de Literatura Europeia invade o Bairro Alto, o Chiado, o Príncipe Real e o Rato no dia 24 de maio de 2013.
 
A primeira noite branca da literatura europeia decorre entre as 18h30 e as 22h30 simultaneamente em oito espaços da cidade – uma maratona de curtas leituras e dramatizações em língua portuguesa de obras de autores europeus contemporâneos. Atores e, em alguns casos, escritores dão corpo e voz aos textos. As leituras, de 15 minutos, repetem-se a cada meia-hora, de forma a permitir ao público visitar todos os locais e assistir ao programa completo.

Criado em Praga em 2008, este projeto, que procura despertar o interesse pela literatura europeia contemporânea, estreia-se este ano na capital portuguesa e promete espalhar a literatura pelas ruas.
A Noite de Literatura Europeia é organizada pelos parceiros da Rede Eunic Portugal (British Council, Goethe-Institut, Camões – Instituto da Cooperação e da Língua, Instituto Cervantes, Instituto Cultural Romeno, Institut Français du Portugal, Instituto Ibero-Americano da Finlândia e Instituto Italiano de Cultura) e é apoiada pela Comissão Europeia.

 Podem saber mais, aqui.

EDITORIAL PRESENÇA

Nesse dia, a Editorial Presença, em parceria com o Goethe-Institut, promove a leitura do livro Adeus, Berlim (Tschick), de Wolfgang Herrndorf, uma obra de culto, vencedora do Prémio Nacional de Literatura Juvenil Alemã.

Com direitos cedidos para 27 países, Adeus, Berlim já vendeu cerca de um milhão de exemplares e foi comparado a obras como As Aventuras de Huckelberry Finn, de Mark Twain e Uma Agulha no Palheiro, de J. D. Salinger.  

Sobre o livro:
Dois amigos. Um velho carro roubado. E um verão que mudará as suas vidas para sempre.
Maik Klingenberg ficou sozinho em casa naquelas férias e, sem nada para fazer, sente-se entediado. Tschick aparece num velho jipe roubado. Estudam ambos na mesma escola e na mesma turma mas, por razões diversas, são postos de parte pelos colegas. É então que decidem partir completamente à aventura para a Valáquia, no Sul da Alemanha. Ambos têm 14 anos e a sua busca é determinada pelo desejo de experimentarem uma liberdade absoluta.
 Para mais informações consulte o site da Editorial Presença aqui.
 
 

Sobre o autor:
Wolfgang Herrndorf nasceu em 1965, em Hamburgo, Alemanha. Formado em pintura, trabalhou como ilustrador para a editora Haffmans e, entre outras, as publicações de contracultura  Looke & Trooke e Titanic. Em 2002 lançou o seu romance de estreia, In Plüschgewittern e, em 2008, Diesseits des Van-Allen-Gürtels, ambos premiados.

Evento no Elétrico 28:
O ator Ulisses Ceia irá ler excertos de Adeus Berlim, no elétrico Nº 28.
Serão efetuadas 8 viagens, de 30 em 30 minutos, com 20 lugares cada e com a duração aproximada de 20 minutos. A primeira viagem tem início às 18h30 no Largo Camões, e a leitura terá lugar ao longo do percurso (Largo Camões - Estrela - Largo Camões). A última viagem começa às 22h00.

O evento Noites de Literatura Europeia foi iniciado em 2008 na cidade de Praga com o intuito de divulgar a literatura europeia de forma criativa e num formato invulgar. A primeira realização em Lisboa resulta de uma colaboração conjunta dos institutos culturais que integram a rede EUNIC Portugal, nomeadamente British Council, Camões – Instituto da Cooperação e da Língua, Goethe-Institut, Institut Français du Portugal, Instituto Cervantes, Instituto Cultural Romeno, Instituto Ibero-Americano da Finlândia e Instituto Italiano de Cultura. O projeto é financiado com o apoio da Comissão Europeia.

Sem comentários:

Enviar um comentário