sábado, 18 de maio de 2013

Ontem Foi Assim...#4






A Associação de Estudantes da FPIE-UL começou, o ano passado (se não estou em erro), um ciclo de tertúlias denominado "Psicologia e Educação convidam...". Para cada temática é convidada uma personalidade da área para conversar um pouco com os alunos (e não alunos pois estas sessões são abertas ao publico em geral).
Já tivemos várias tertúlias, com diversos convidados, como podem ver na imagem abaixo. (falta o cartaz da tertúlia referente à música, que tinha como convidado Ritchie Campbell).


Ontem tivemos então mais uma tertúlia. Desta vez Psicologia e a Educação convidaram....a sexologia, com a Dra. Marta Crawford e a Dra. Patricia Pascoal. Este evento teve também o apoio do Psicologia para Psicólogos.
O Anfiteatro estava cheio. Quando o assunto toca a sexo, as hormonas começam aos saltos, e lá vai a malta toda assistir.
A conversa começou com as intervenientes a inquirirem a audiência sobre o que é a sexologia. Ainda tu meio envergonhadito, lá houve uma mãozita que se levantou. Partiu-se então da ideia inicial de que é a área que trata dos comportamentos sexuais até, à ideia mais completa de que a sexologia é uma área muito mais abrangente e complexa e que não trata apenas de comportamentos sexuais, mas sim de crenças associadas à sexualidade.



Foram então, ao longo de 2 horas, abordados temas como a atração, a hierarquia e agenda sexual rigida que muitas vezes as pessoas têm, "o tamanho importa?", assexualidade, sexo anal nos homens de casais heterossexuais e influencia dos contextos, em especial o familiar, nas crenças e nos comportamentos sexuais de cada um.

Foi ainda referido que existe, na faculdade, consulta de terapia sexual, sendo que é a primeira consulta a ser criada num instituto superior de educação público.

Fui para esta tertúlia com alguma curiosidade do que iria lá ser falado, e vim de lá com a ideia de que poderia ter sido melhor. Achei que podiam ter aprofundado a consulta em si, o que é, em que consiste e como se processa. Fiquei a saber como poderei, um dia, ser profissional nesta área, mas foi uma temática pouco explorada. Posso dizer que se teve algum tempo a divagar sobre "quem gosta mais de fazer sexo oral e quem é que gosta mais de recebr" do que propriamente uma conversa completa e com conteúdo.

E pronto...ontem, foi realmente assim!

Sem comentários:

Enviar um comentário