quarta-feira, 15 de maio de 2013

[Opiniões Tertulianas] - "O Fim da Inocência" de Francisco Salgueiro


"Afirmo ter ficado desiludida por várias razões. A primeira e para mim a mais importante é por o autor e mesmo a Inês darem a entender que tudo o que lhe sucede é uma realidade intrínseca à geração nascida depois de 90, coisa que não posso concordar de forma alguma." in A Magia dos Livros








Os livros escritos pelo jornalista Francisco Salgueiro representam uma realidade actual, muitas vezes escondida do olhar de pais e educadores, importante de ser conhecida. 
 
Confesso que, apesar do livro estar dirigido a este publico especifico, o mesmo deveria ser lido pelos próprios jovens que se encontram actualmente na idade dos personagens destes livros. Estes alertam para os perigos actuais da utilização de drogas, das redes sociais e do tipo de relacionamento interpessoal nestas idades, em historias que são contadas na primeira pessoa por quem passou pelas experiências relatadas.
Enquanto leitor, o acesso directo aos pensamentos reais dos jovens, que relatam a sua história, torna a leitura interessante e contagiante. São historias que queremos contar ao mundo, após a leitura, e que chocam as pessoas mais sensíveis devido à linguagem utilizada actualmente pelos jovens, e que o autor tão bem coloca nestas obras. 

O autor pergunta na capa do livro "Terá coragem de ler?" e de facto é necessária alguma coragem para ler o livro mas, uma vez aberto, é impossível de ser fechado. 

As historias que aqui são relatadas cativam a nossa atenção, levando-nos a querer saber mais a cada pagina que lemos.  

1 comentário:

  1. Li o 1º na altura que saiu, e gostei bastante e fiquei um pouco chocada porque as pessoas retratadas apenas tinham 3/4anos de diferença de mim e realmente a diferença que existiu da minha geração (não digo toda claro) para aquela retratada no livro...faz pensar muita coisa!
    Entretanto quero ver se leio este 2º.

    ResponderEliminar