sábado, 8 de junho de 2013

[Opinião] - "Corações Gelados" de Laurie Halse Anderson




"Eu era a origem de todo o mal, disse a Cassie. Uma influencia negativa, uma sombra tóxica. (...) Ela precisava de andar com a vida dela para a frente, redefinir limites, disse ela. Eu era (...) a causa de tudo o que era mau e perigoso. 
Errado, Errado, Errado."







Este foi o primeiro livro que li da autora, mesmo tendo na estante "Grita" ainda por ler. Depois de ler várias opiniões, sobre ambos os livros, as expectativas eram algo elevadas. Esse foi o meu erro, suponho.

Gostei do tema do livro, apreciei o facto da autora não fugir a temas difíceis, agarrando-os e abordando-os. Trazendo-os aos olhos dos leitores, uma pequena parte do mundo. Gostei também do facto do livro ser narrado na primeira pessoa, tentando transmitir-nos aquilo que Lia, uma jovem com um distúrbio alimentar, estaria a passar. Os distúrbios alimentares são uma realidade nos quatro cantos do mundo, e a escolha do tema, bem como o modo de inspiração da autora para este livro me agradaram bastante.

No entanto, faltou-lhe algo. Não me arrebatou, nem sequer me deixou a pensar muito nele, a não ser um pico de desilusão. Estava à espera de mais, de algo que me dissesse algo, que me fizesse querer ler da primeira à ultima página de um folgo, e isso não aconteceu. Daí dizer que as minhas expectativas talvez tenham defraudado a minha leitura. A meio do livro sentia-me enfadada, o tema é interessante mas, na minha perspectiva faltou-lhe algo no modo de ser abordado. Talvez por a autora nunca ter passado pela situação em si, ou perto dela. Tornou-se demasiado repetitivo, sem sair do sitio, parecia que estava a ler vezes e vezes a mesma coisa. Os distúrbios alimentares, a bulimia e a anorexia, neste caso, são muito mais do que o que é relatado nestas cerca de 200 páginas. Tem uma componente psicológica e emocional muito mais marcada do que o simples facto de comer e vomitar, ou de passar o dia a contar as calorias que ingiro. E, no meu ver, foi essa componente que faltou.

Demorará algum tempo a que comece a ler o outro livro da autora, pois este não me fascinou. Mas pode ser que, com expectativas mais baixas, "grita" me surpreenda.
Aconselho pelo tema em questão.

Sem comentários:

Enviar um comentário