sábado, 17 de agosto de 2013

[Opinião] - "A Filha da Profecia" de Juliet Marillier



"Nessa noite voei por cima dos dois campos e aprendi que um bretão e um irlandês derramam o mesmo sangue e sentem a mesma dor. O dia mostrara-me que a guerra traz ao de cima tudo o que há de mais bravo num homem. Ela deixa que a sua coragem brilhe. Em tempos de conflito, um homem simples pode tornar-se num herói. Mas há um vencido em todas as batalhas e esse vencido pode ser, também, um homem de grande bravura e resistência, valor e grandeza de coração. As histórias não falam de sangue e sacrifício; de angústia e perda."




Assim que terminei O Filho das Sombras tive que pegar no último livro da trilogia ( eu sei que há livros depois deste, eu sei - e quero-os).
Encheu-me o coração voltar a "viver" personagens como Liadan, Bran e os seus companheiros, Finbar. Gostei muito "ver" no homem que Johnny, o pequeno bebe de Liadan no 2º livro, se tornou.

Mais uma vez Juliet leva-nos para aquele mundo que só ela sabes criar. Neste volume transporta-nos para o centro de onde tudo vai acontecer, para a batalha final, onde se acredita haver apenas um vencedor, que será quem ficará com as ilhas. Na verdade, e no fim, acaba por não ser isso que acontece, e essa é capaz de ser a melhor parte deste livro.

Contado, como costume, na primeira pessoa, nesta leitura seguimos Fainne, filha de Niamh e Ciarán. Uma criança privada da mãe desde muito nova, sempre viveu com o pai com quem aprendeu alguns truques de feitiçaria. Neste volume torna a aparecer, bastante presente, lady Oonagh, que devem recordar no primeiro livro. Esta, avó de Fainne, vê na neta o modo de arruinar sevenwaters, e é assim que, durante todo o livro, Fainne luta contra o seu lado mais negro que é trabalhado pela sua avó.
O amor de Darragh por Fainne é amoroso, e mesmo sendo uma personagem secundária, este é de extrema importância para as acções da jovem.

É neste, sendo último volume da trilogia, que ficamos a saber alguns segredos não revelados nos livros anteriores, e onde todas as peças do puzzle, finalmente, se encaixam.

Uma leitura muito boa, aliás como a autora sempre nos tem presenteado, no entanto, continuo a achar que O Filho das Sombras é, sem dúvida, o melhor livro, o que acaba por colocar este último volume como sendo, meramente, a conclusão de tudo o que lemos até aqui.
Quando fechei este livro senti saudades de todas estas personagens, o que me fez querer os restantes livros. Mesmo não continuando a trilogia, será de certo óptimo poder ler, mais uma vez, histórias destas personagens encantadoras.

2 comentários:

  1. Respostas
    1. Eu consegui num grupo de trocas, mas cá em Portugal sei que costuma haver na fnac e na bertrand por exemplo. Fora isso é muito difícil arranjar.

      Eliminar