domingo, 1 de setembro de 2013

[Opinião] - "Ninguém me conhece como tu" de Anna McPartlin



"Ainda que não fosse capaz de dizer aos filhos que o pai era um violador, podia ter revelado que ele não passava de um mentiroso e que ia sair de casa porque Declan era um manipulador, paranoico e maniaco do controlo que havia abusado dela psicologicamente durante anos, mas não o fez.  Eles já tinham sido convencidos de que ela era uma espécie de prostituta que escolhera fugir com outro homem."







Esta é uma opinião complicada de escrever, mas vamos lá ver como corre. Complicada porque não foi um livro que me tenha agradado como estava à espera.Nunca li nada da autora, mesmo tendo os outros dois livros na estante, mas as expectativas eram altas, devido a opiniões que fui lendo pela blogosfera.

Mas também não posso dizer que não gostei, porque não é totalmente verdade. Assim sendo vou tentar enumerar os pontos que mais me agradaram e aqueles que me agradaram menos.

Neste livro, Anna McPartlin, dá-nos a conhecer Eve e Lily, duas melhores amigas que, devido a algumas escolhas e situação na adolescência , se afastaram durante alguns anos. Até que um acidente as torna a juntar, e novamente voltam a ter influencia na vida uma da outra.

Gostei da carga emocional e psicológica da estória. Esta fala-nos de amizade, de escolhas que fazemos quando somos novos e que influenciam a nossa vida. Mostra-nos como os amigos podem ser um pilar forte na nossa vida. Um romance onde o amor não é o amor romântico, mas sim um amor amigo.
A autora consegue fazer-nos sentir uma repulsa enorme por Declan, e isso é, para mim, um ponto forte. Agrada-me bastante que as autoras consigam fazer chegar até nós sentimentos realmente fortes, quase como se estivessemos a viver o que lemos.
A escrita da autora é acessível, pelo que o livro se lê bastante bem.

O enredo tem os ingredientes necessários para ser interessante e para prender os leitores. O que menos me agradou foi o facto de ter sentido que tudo se desenrolava de forma demasiado lenta e algo previsível. É-nos contada a vida de Eve e a vida de Lily durante estes anos, e claro, depois de se terem reencontrado. Desde cedo na leitura que se percebe os pontos fulcrais da acção, o que faz com que o final tenha sido algo que já esperava.

Em suma, não posso dizer que tenha sido um livro que me prendesse e ao qual queira voltar a pegar.A carga emocional é o grande ponto forte desta leitura, mas tive alguma dificuldade em me embrenhar durante todo o livro.
Estou, no entanto, com vontade de ler os outros livros da autora, poderão ser uma surpresa agradável para mim.
Sei que as fãs da autora irão gostar.

Sem comentários:

Enviar um comentário