domingo, 20 de outubro de 2013

[Opinião] - "Os Monstros também amam" de Clara Sánchez





"Antes de conhecer Karin nunca me ocorrera pensar que o mal está sempre a fingir fazer o bem. Karin fingia sempre que fazia o bem, e também o devia fingir quando matava ou ajudava a matar inocentes . O mal não sabe que é mal até que alguém lhe arranca a máscara do bem."









Clara Sánchez, uma autora desconhecida para mim até me ter deparado com este livro. Admito que a capa e o nome foram o que mais me chamaram à atenção, e posteriormente a sinopse fez com que desejasse lê-lo.

A capa pode ser um pouco enganadora, se pensarmos que a jovem retratada será Sandra. Esta jovem está grávida e sente-se confusa em relação aos seus sentimentos por Santi - o pai da criança. Decide então passar uns dias afastada dele e da sua família, num retiro em casa da irmã, numa zona balnear espanhola. Aí conhece Karin e Fredrik Christensen, um casal idoso norueguês, a quem se afeiçoa por a tratarem bem.
Entretanto, Julián ruma ao mesmo local no encalce do casal, e adverte Sandra de que os conhece e, na verdade, eles não são os velhinhos simpáticos que ela julga.

É assim neste ambiente de mistério que Julián e Sandra se tornam companheiros. Sandra envolvesse nesta aventura, inicialmente a medo, mas depois com uma marcada curiosidade por tudo o que vai descobrindo sobre aqueles idosos.
Ao longo do livro vamo-nos afeiçoando às personagens. Admito que em parte até mesmo a Karin e Fredrik. Todo o enredo está envolvido numa densa malha de suspeitos, suspeições e intrigas, que nos guiam pelos tortuosos caminhos alemães e das tropas Nazis.

Quando o mistério se começa a resolver, e as malhas se começam a desenlaçar, torna-se tudo demasiado rápido. Senti que, depois de tudo esclarecido e percebido a autora terminou a escrita abruptamente.


Consigo perceber a escolha do titulo, e parece-me bastante adequado. A escrita é fluida e envolvente, fazendo-nos ler da primeira à última página. O facto de estar dividido em pequenas partes, narradas na primeira pessoa, ora através de Sandra ora de Julián, faz com que tenhamos duas perspectivas diferentes de uma mesma acção, o que torna toda a leitura bastante interessante.
Gostei bastante e aconselho a sua leitura.

1 comentário:

  1. Sou da tua opinião que a dado momento tudo corre com rapidez, e no fundo tinha uma expectativa diferente do que iria ler. Não é mau mas pensei que fosse bem melhor, ainda para mais com um tema tão interessante.

    ResponderEliminar