quinta-feira, 31 de outubro de 2013

[Opiniões Tertulianas] - "Scarlet" de Marissa Meyer





"Os leitores que ficaram rendidos a Cinder vão, de certeza, adorar Scarlet. O mundo distópico com toques de contos de fadas de Marissa Meyer é uma leitura que faz imaginar cenários de encantar, personagens diferentes do habitual e cenários que tanto fazem suspirar como sentir tensão e perigo. Scarlet é uma história muito bem conseguida e que faz ansiar pela chegada rápida do terceiro volume desta série." in Bela Lugosi is Dead








Aqui há uns tempos escrevi a opinião de “Cinder” (ler aqui), onde disse que não tinha gostado do fim do livro. Acontece que na altura, eu pensava que o livro não teria continuação, que não haveria um 2º livro que continuasse a história de Cinder, e por isso, senti-me desiludida com o que pensei ser o fim do enredo.

Mas parece que estava enganada, afinal a história da cyborg indesejada por todos não ficou por ali e continua em “Scarlet”. Escusado será dizer que quando este 2º volume da saga foi publicado quis de imediato lê-lo - afinal, queria saber o que aconteceria a Cinder e ao seu grande amor por Kai.

 Ao contrário do primeiro livro, este não se centra apenas na personagem e na história de Cinder, focando também a vida de Scarlet e a sua relação com Wolf. Tal como em “Cinder”, este livro tem igualmente muitas parecenças com um conto infantil. Se no primeiro a história nos fazia lembrar de algum modo o conto de Cinderela, neste tudo nos trás à memória o clássico do Capuchinho Vermelho. 

 Adorei a forma como a autora interligou este conto infantil que povoou o nosso mundo enquanto crianças com uma história moderna. Gostei de tudo, desde a camisola com capuz, de cor vermelha, que Scarlet veste, passando pela alcunha de wolf (lobo), por quem Scarlet acaba por se apaixonar, até à sua busca do paradeiro da avó. Para além disso, gostei muito da relação entre Scarlet e Wolf, em que não sabemos de devemos confiar ou não, mas que lá no fundo queremos que seja boa pessoa para poder ficar com a sua amada.

 Mas a autora não esqueceu Cinder, pelo que neste livro, a personagem que foi condenada por ser lunar consegue fugir e evitar que a Rainha Lunar, Levana lhe ponha as mãos em cima. Juntamente com o seu novo companheiro de aventuras, Cinder consegue despistar os guardas reais e impedir, juntamente com Scarlet, que os guerreiros de Levana destruam o mundo. Infelizmente os seus esforços não são suficientes para impedir que Kai tome uma terrível decisão.

Como devem ter percebido, gostei mil vezes mais deste livro do que do primeiro, pelo que perdoei a autora pelo desgosto que me causou no seu romance de estreia, afinal, eu é que devia ter pesquisado e visto que “Cinder” era o primeiro livro de uma saga e não um romance isolado. Agora, espero ansiosamente pelo próximo livro.

Inês Rodrigues

Sem comentários:

Enviar um comentário