terça-feira, 19 de novembro de 2013

É Nacional, É Bom... Margarida Fonseca Santos



Sobre a autora:
"Nasceu em Lisboa, a 29 de Novembro de 1960.
Tirou o Curso Superior de Piano no Conservatório Nacional, tendo como objectivo ser professora de Formação Musical no ensino vocacional. Deu aulas em várias escolas, nomeadamente na Escola Superior de Música de Lisboa entre 1990 e 2005.
Começou a escrever em 1993 e isso tornou-se uma verdadeira paixão, paixão essa que a levou a mudar de vida. Deixou o ensino da música e, neste momento, dedica-se a tempo inteiro à escrita.
Tem vários livros publicados, na sua grande maioria para crianças e jovens, e escreve com regularidade para teatro.
Assina, com Maria João Lopo de Carvalho, a colecção juvenil 7 irmãos, e, com Maria Teresa Maia Gonzalez, As Aventuras de Colombo.Orienta ateliers de escrita para crianças, adultos e professores (Escrita Criativa, Escrever teatro para Crianças e Jovens, e Escrever para Crianças e Jovens). 
Orienta cursos sobre Escrever para Crianças na Escrita Criativa Online (vários cursos); na Pós-Graduação em Livro Infantil (Universidade Católica Portuguesa); no curso de Escrita Literária (Restart).
Publicou, em co-autoria com Elsa Serra, o manual de Escrita Criativa Quero ser escritor! Em breve será publicado o novo livro de escrita criativa.

Publicou, em Abril de 2013, o livro de escrita criativa Escrita em Dia.
Publica, no Suplemento de Educação do Jornal de Letras, um conto todos os meses, disponíveis para leitura aqui.
É responsável pelo blogue histórias em 77 palavras, com ilustrações de Francisca Torres. 
Paralelamente trabalha treino mental para a performance, bem como o uso pedagógico e terapêutico da metáfora, tendo publicado, em conjunto com Rita Vilela, os livros Histórias para contar consigo e Brincar com Coisas Sérias.
O seu último romance Deixa-me Entrar na Tua Vida, (apresentado pela Dra. Margarida Cordo) tem recebido excelentes críticas. Leia a sinopse. A questão é: até onde se pode ajudar alguém? Um livro sobre a perda, a solidão, o desespero, e onde o alcoolismo marca três pessoas.
Lançou em Maio de 2012 o livro Saber ao Certo, com ilustração de Francisca Torres, sobre o momento em que um jovem assume a sua homossexualidade e tudo o que isso implica na sua vida e na sua mente."
 
Alguns Livros da Autora:
O Boião Mágico:
Na escola do primeiro ciclo da pequena aldeia de Santana, a professora Matilde não pode acreditar que os seus alunos não queiram fazer uma prenda para o Dia do Pai. «Não sei se vale a pena... Andam todos tristes», é a resposta do João, o mais velho dos alunos. Mas Matilde não cruza os braços e tem uma ideia genial: ao mesmo tempo que ensina os princípios da reciclagem do lixo necessários para todos em conjunto fazerem uma prenda, também vai ensinar a reciclar outra espécie de lixo - as preocupações, os medos, a tristeza... - de uma forma especial. Estás curioso para saber como? Então lê esta história, procura um boião vazio e aprende a utilizar esta magia!
 
Deixa-me Entrar na Tua Vida:
 Este é um livro sobre a inquietude da realidade, a dor da perda e a coragem para perseguir os sonhos.
Duas mulheres vivem separadas por uma parede, mas unidas pelo sentimento de perda, pelos laços familiares e por um hall comum. Luísa não quer perder alguém que se destrói, dia após dia, através do álcool. Alda atravessa a vida envolta numa perda da qual não se consegue libertar, que não quer perder, talvez. Duarte acompanha-as, de fora mas querendo entrar, observando sem poder agir, espartilhado, também ele, naquilo que pode vir a perder. Esta é a história de três pessoas, três vidas entrelaçadas, três formas de lidar com a vida, os desgostos e os desafios. 


Escrita em Dia:
Escreve para si próprio mas apetece-lhe reinventar a sua escrita?
Escreve num blogue?
Gostaria de ter mais técnicas para aperfeiçoar os seus textos?

ESCRITA EM DIA
É PARA SI

O livro que o vai ajudar a trabalhar e a melhorar as suas técnicas de escrita e estilos narrativos.

A arte da escrita pode ser trabalhada todos os dias e com os exercícios deste livro o leitor vai aprender a:
- explorar diferentes formas de estruturar um texto
- variar a caracterização das personagens
- enriquecer o seu texto com diferentes estilos narrativos
- criar diálogos mais vivos e ritmados
- encontrar novos caminhos para a sua escrita

Ao longo de 40 níveis, no total de 80 exercícios, poderá expandir, encurtar, revitalizar e repensar a sua escrita, encontrando o outro lado dos textos, manipulando significados até se surpreender, mergulhando nas personagens para lhes dar ainda mais vida e comovendo-se com as soluções.
Com o apoio de ideias simples e diretas e conselhos práticos, este livro pretende levá-lo por caminhos que não costuma usar, descobrindo a escrita de forma divertida e sempre diferente. E fica prometido que irá sentir os efeitos destes exercícios!

Saibam mais no site da autora
Ver entrevista aqui.

 

Sem comentários:

Enviar um comentário