segunda-feira, 30 de dezembro de 2013

[Opinião Tertulianas] - "Memórias de um Amigo Imaginário" de Matthew Dicks



"Em suma um livro que gostei imenso de ler pela sua história envolvente e surpreendente, o autor foi original e criativo, mas ao mesmo tempo foi com simplicidade que criou um personagem imaginário como Budo, que nos consegue transmitir uma mensagem sobre os valores da amizade que devem existir entre as pessoas, que nos faz reflectir, e que ficará guardado nos nossos corações, tornando assim esta narrativa em algo comovente e brilhante, um livro muito bonito, muito bom. " in Destante Blog









Estava eu a dar uma vista de olhos nas próximas novidades literárias quando este título me chamou a atenção. Li a sinopse e fiquei, de imediato, com imensa vontade de o ler, o que aconteceu assim que me encontrei na sua posse.

 
“Memórias de um amigo imaginário” não é um livro como os outros, é um livro especial. Especial porque nos toca no coração, porque nos faz pensar em nós e nos outros, no que é a essência da amizade e no caminho que estamos a percorrer.

A história de Max, um menino de 8 anos que sofre de autismo, é trazida até nós através de Budo, o seu amigo imaginário. Budo tem 5 anos e como podemos perceber, é uma criação de Max, por essa razão, este é a única pessoa que o consegue ver e comunicar com ele. Para todos os outros, Budo pode ser “visto” apenas como o amigo imaginário de Max, que um dia este deixará de imaginar, mas para o próprio Max, Budo é muito mais do que isso. É o seu melhor e único amigo. Como Max tem muita dificuldade em comunicar com os outros, Budo tem um papel importantíssimo na vida quotidiana de Max. É Budo quem ajuda Max a enfrentar os desafios e a ultrapassar os obstáculos que este encontra no seu di-a-dia.

Através da descrição simples e inocente de Budo, de tudo o que está à sua volta e de um Mundo do qual nunca poderá fazer totalmente parte, o autor desta obra-prima mostra-nos a importância da amizade, das relações familiares, da escola. Faz-nos pensar em como é importante para o desenvolvimento de uma criança sentir-se amada e segura não só no ambiente da sua casa mas também no ambiente escolar.
 
“Memórias de um amigo imaginário” é um livro que mais do que qualquer outra nos faz acreditar em nós mesmos e na capacidade que todos temos de ultrapassar as dificuldades. É provavelmente um dos melhores livros que li desde sempre e o que aprendi com ele nunca mais se desvanecerá da minha memória

Inês Rodrigues

Sem comentários:

Enviar um comentário