terça-feira, 11 de fevereiro de 2014

[Cantinho da Semana] - Efeito dos Livros


Hoje venho falar-vos de um blog que, provavelmente, a maioria de vocês já conhece. Admito que é dos blogs que sigo frequentemente. Atingiu esta semana os 4000 seguidores no facebook, portanto Parabéns :D

Sim, estou a falar do Efeito dos Livros da Cris e da Elsa R., a metade preta e a metade vermelha como podem ler numa das laterais do blog.

O primeiro post do blog foi escrito 2 de Julho de 2010, no entanto a ideia surgiu algures em 2009.

Algures entre 2009 (a ideia) e 2010 (primeiro post 2 de julho 2010), sem uma ideia muito específica do que pretendíamos fazer, aliás, ainda hoje esse espírito se mantêm, já que somos três cabeças a contribuir e a linha não é muito recta nem definida. Gostamos desta ideia, de ideias soltas, livros lidos, passatempos, imagens e desafios. O blog é para nós isso mesmo: um desafio, uma mostra dos nossos interesses.

A ideia surgiu um pouco como vários dos espaços que já aqui vos trouxe: após seguirem alguns blogs do género a vontade de terem o seu próprio quarto começou a ganhar forma.


Faz imenso tempo que seguimos blogs, em especial sobre livros e creio que passado um tempo fazia sentido ter o nosso e colocar, por escrito, as nossas leituras, as referências que dávamos a outras pessoas e as constantes novidades que passávamos a ter debaixo de olho...
A iniciativa de criar o blog veio da Elsa e o nome veio da Cris e sem mais nem menos, nasceu o Efeito dos Livros em Julho de 2010 e embora tenha andado meio adormecido nos primeiros tempos, acordou para a vida a todo o vapor quando a 17 de Julho 2012 o levámos para o Facebook e desde então, nunca mais parámos. Este período de calmaria antes da tempestade (2010-2012) faz-nos sempre duvidar se devemos celebrar 2 ou 4 anos de blog.

O nome do blog tem um toque bastante pessoal, sendo que surgiu um pouco por inspiração do nick pessoal de uma das suas autoras.

Porquê este nome para o blog? O nome já vinha agregado ao Efeitocris, de blog e nick pessoal de uma das metades. Depois porque achámos ser um nome sonante, orelhudo e claro, bastante relacionado com o universo dos livros. O nome, no nosso caso, faz muito e todo o sentido, já que acreditamos que os livros têm muitos e variados efeitos nos seus leitores.

As suas autoras referem vários pontos gratificantes, mas acima de tudo o facto de ser o efeito dos Livros que as unem aos seus seguidores.

Unir-nos num objectivo, essencialmente. Depois há todo o passar para público os nossos gostos e ideias, partilhar sensações e desafios e estar receptivos a novidades e sugestões. O mais gratificante creio que tem sido mesmo a abertura e as pessoas que têm vindo até nós... e lá está, tudo sob o efeito dos LIVROS!

Já conheciam?
É realmente um dos cantinhos que eu visito regularmente, tive o prazer de conhecer as suas autoras e de já te estado com elas em alguns eventos como o Piquenique Literário na Feira do Livro de Lisboa (organizado por elas:)).

Se ainda não conhecem, sei que vão gostar e passar a segui-lo tal como eu. Ora vejam se não tenho razão!

Obrigada Cris e Elsa, e continuação de bom trabalho.

1 comentário:

  1. Adoro o Efeito dos Livros, foi um dos primeiros blogs que comecei a seguir em termos de blogs literários. Adoro, são todos simpático e sempre com excelentes opiniões e sugestões :)

    Beijinhos xx
    www.helenaduque.com

    ResponderEliminar