domingo, 2 de março de 2014

[Opinião] - "O Rapaz do Caixote de Madeira" de Leon Leyson


"Um dia (...) ela pegou num pão de forma inteiro e cortou uma grossa fatia para mim, a titulo de pagamento. Vi com espanto a liberalidade com que a barrava com manteiga. Nem me passou pela cabeça a possibilidade de comer tão inesperado tesouro sozinho. Em vez disso, levei-o (...) para a minha mãe. (...) Toda a família partilhou aquela rara guloseima.

Foi um bom dia"









Gosto bastante de livros sobre a Segunda Guerra Mundial e, em especial, sobre o holocausto. Cá em casa somos duas fãs do tema pelo que tenho sempre alguém com quem comentar estas leituras o que torna tudo ainda mais interessante.

"O Rapaz do Caixote de Madeira" é uma história verídica contada por Leon Leyson, o mais novo de uma família judia polaca. Mais um livro que nos remete para as atrocidades cometidas contra milhares de seres humanos. Mais uma leitura que me faz constatar que a maldade Humana não tem limites.

Felizmente esta foi também uma leitura que me deu outra perspectiva, ou seja, não me mostrou só as atrocidades humanas mas deu-me também a conhecer a humanidade e bondade de alguns Homens, neste caso Schindler, e a pequena grande sorte a daqueles judeus que se cruzaram no caminho deste homem. É um grande livro, escrito de forma simples, que nos faz perceber que dar valor ao pouco que se tem por vezes é um dos grandes alicerces para se sobreviver.

Leon Leyson sobreviveu ao holocausto e conseguiu procurar a sua felicidade, agarrando o que de bom a vida lhe deu após tudo o que passou. Um relato comovente e tocante sobre luta, sofrimento e dedicação.

Aconselho a sua leitura.

Sem comentários:

Enviar um comentário