quarta-feira, 5 de março de 2014

[Opinião Tertuliana] - "Legend" de Marie Lu



"Rendida às distopias, foi com grande entusiasmo que aguardei pela publicação de Legend, um livro para os fãs d´Os Jogos da Fome. Um livro que, finda a leitura, superou as minhas expectativas. 
Ao contrário de certas distopias em que durante a sua leitura era inevitável tecer semelhanças com o afamado Jogos de Fome, em Legend posso já garantir que o mesmo não acontece. À medida que percorria as páginas de Legend afigurou-se-me sim, uma semelhança com a bela história de amor Romeu e Julieta, embora passado em cenário futurista."  in Menina dos Policiais





Quando vi a capa deste livro, admito que não me chamou muito a atenção, no entanto, quando esta me passou pela vista uma segunda vez, decidi ler a sinopse, para (provavelmente) descartar a sua leitura. Mas acontece que ao ler a dita sinopse fiquei com imensa vontade de o ler e o livro passou directamente para a minha whislist. Assim que me vi com ele nas mãos quis de imediato lê-lo e assim fiz.

Esta não foi a minha primeira leitura de uma distopia, pelo que, de alguma forma, já tinhas umas luzes de como iria ser esta leitura. Na verdade, apesar de a sinopse me dar vontade de ler este livro, não tinha uma expectativa por aí além da leitura do mesmo. No entanto, à medida que fui lendo e que fui conhecendo as duas personagens principais, fui-me rendendo a este livro. Eu explico porquê: É que ao contrário do que eu pensava, que esta seria uma distopia como qualquer outra, a história que nos é dada a conhecer nesta obra de Marie Lu é excepcional e bastante emocionante.

Começando pelo facto de o par romântico da história ser constituído por duas pessoas de classes sociais opostas e de feitios e valores igualmente contraditórios, passando por um enredo ao mesmo tempo emocionante e emotivo e acabando na escrita simples, apesar de demasiado directa (na minha opinião) da autora.

Escusado será dizer que adorei as duas personagens principais, pois apesar das suas flagrantes diferenças, a autora conseguiu que a química existente entre as duas personagens passasse para o leitor, de forma a que este sentisse imensa simpatia por este casal. Da mesma forma, também fiquei rendida à sociedade descrita pela autora. Uma sociedade onde existem dois pólos evidentes, o dos ricos e protegidos e o dos pobres e renegados. Ao juntar emocionalmente duas personagens de mundos tão diferentes, a autora consegue que o leitor veja que apesar das diferenças, todos são humanos, todos são iguais.

Este livro constituiu assim uma fácil e agradável leitura, em que os pormenores são tão ou mais importantes que o resto e em que momentos e situações tão simples nos fazem pensar. Para além disso, a autora conseguiu juntar alguma acção, de maneira que a leitura não se torna demasiado parada.

Resta-me agora esperar pela continuação desta emocionante história e recomendar a sua leitura, principalmente aos fãs de distopias.

Inês Rodrigues 


Sem comentários:

Enviar um comentário