segunda-feira, 14 de julho de 2014

[Opinião] - "Sou Autista" de Josef Schovanec



"O autista é antes de mais, segundo um consenso generalizado, um idiota. Ou antes um atrasado. Uma pessoa com , quando o discurso deve parecer erudito. < pessoa em situação de deficiência mental> para os mais requintados, à espera de uma formulação ainda mais longa que não deve tardar a surgir na tela. Um imbecil, um cretino, um tarado, a partir do momento em que a lei das ruas se sobrepõe à das batas brancas. " 








Vocês sabem que eu sou uma apaixonada por romances. No entanto há outros géneros dos quais sou fã, e gosto especialmente de livros que abordem histórias de vidas reais.  Para além disso há alguns temas que me fazem querer logo ler um livro, por exemplo livros que abordem o tema "cancro", como é o caso de "A Culpa é das estrelas" e "O menino que sonhava chegar à lua", ou livros sobre perturbações do desenvolvimento, como é o caso dos livros "Salvo pelas estrelas" e "à procura de um lugar".

Escuso de dizer que "Sou autista" chamou-me imediatamente à atenção, até porque alia o testemunho real ao autismo.

Josef conta-nos, na primeira pessoa, o que é ser autista. Desde que nasceu que trazia consigo algo que o diferenciaria dos outros. Desde cedo o autismo se manifestou, e a pro-actividade dos pais de Josef, relativamente aos diagnósticos que foram sido indicados ao filho, foi fundamental para que Josef fosse o homem funcional no qual se tornou.

Muitos podem ler a citação que escolhi e lê-la, de certo modo, horrorizados. No entanto eu acho que é uma frase poderosíssima e que demonstra aquilo que Josef sentiu, por diversas vezes, ao longo da sua vida. 

Esta é uma leitura que nos faz pensar sobre o autismo de forma mais profunda, que nos faz querer saber mais e mais sobre esta perturbação e sobre quem vive com ela uma vida inteira. Os obstáculos, as barreiras e as dificuldades, mas também os aspectos positivos. Dei por mim a pensar, diversas vezes, "mas realmente, o modo de pensar dos autistas faz sentido", isto porque são pessoas extremamente objectivas e concretas.

Gostei imenso especialmente porque a própria escrita de Josef nos faz perceber que é alguém diferente. Através da escrita conseguimos "ver" características e aspectos do autismo que Josef nos vai relatando, o que torna toda esta leitura completa e coerente.

Um livro que aconselho toda a gente a ler. Todos devíamos tirar alguns minutos do nosso tempo e informar-mo-nos mais sobre as perturbações que afectam pessoas que passam por nós todos os dias, e que se calhar nem vemos. 




Sem comentários:

Enviar um comentário