quarta-feira, 2 de julho de 2014

[Opinião Tertuliana] - "Roma 40 D.C - Destino de Amor" de Adele Vieri Castellano



"O mais poderoso Império do Mundo Antigo é o surpreendente palco deste romance, onde os deuses brincam com os fados, provocando paixões inesperadas, ciúmes violentos e desejos intensos. Roma 40 d.C. conquistou-me a atenção desde o primeiro momento em que o vi, mas nunca pensei que esta leitura se revelasse a surpresa fantástica que acabou por ser. Com uma escrita cuidada mas que não deixa de ser intensa e provocadora, Adele Vieri Castellano envolve-nos no ambiente perigoso e intenso da Roma de 40, transportando-nos numa viagem única e apaixonante, de Roma à Cápua, dos bairros pobres ao palácio imperial, do frio ódio ao mais quente dos amores." in Chaise Long






Quando vi a capa deste livro, quis de imediato ler a sua sinopse. Escusado será dizer que quando li a dita cuja fiquei com uma vontade imensa de ler este livro. Nunca tinha lido nada cuja acção se passasse no tempo dos imperadores romanos e das suas concubinas, pelo que estava deveras entusiasmada para saber mais sobre este tempo e sobre os costumes dos romanos.

 Assim que abri o livro, deparei-me com um pequeno texto, escrito pela autora, destinado aos leitores portugueses, o que me deixou com uma impressão muito positiva de Adele Vieri Castellano, pois mesmo sem saber se gostava da sua escrita ou não, é sempre bom sabermos que os autores se preocupem em agradar os seus leitores.

 A acção do livro passa-se em Roma, no ano 40 d.C., e tem como principais personagens Marco Quinto Rufo e Lívia Urgulanila, um casal que terá um longo caminho a percorrer até se encontrar. Enquanto Marco, um dos “homens” de Calígula (Júlio César), é um homem bruto e ríspido, Lívia é uma mulher independente e refinada. Quando o caminho dos dois se cruza, nenhum dos dois imagina o impacto que o mesmo vai ter nas suas vidas.

 Passado numa época tão mística e tão presente no nosso imaginário, a história deste livro leva-nos para um tempo onde os deuses eram venerados e onde o poder, a paixão, a luxúria, a traição e as intrigas faziam parte do dia-a-dia da população, principalmente dos imperadores e das famílias mais abastadas. A descrição do ambiente vivido pelas personagens, feita pela autora, é fascinante e faz-nos viver, tal como as personagens, todo aquele meio. 

A juntar-se à excelente descrição da paisagem bem como à caracterização pormenorizada das personagens, está a utilização de termos próprios da época, que ajuda o leitor a sentir-se ainda mais dentro da história e a compreender aqueles hábitos tão diferentes dos tempos de hoje. Em relação a este aspecto, o único senão é o facto de para sabermos o significado destas expressões, termos de ir às últimas páginas do livro, o que se torna algo aborrecido, pois ao longo do livro existem bastantes expressões desse género. No entanto, esse único aspecto negativo desta leitura não é nada comparado ao prazer que nos dá.


 Com uma escrita fluída e cuidada, mas não deixando de ser provocante, “Roma 40 d.C.” é um livro que nos surpreende a cada virar de página e nos fascina com todo o esplendor daqueles tempos. Uma leitura que me faz ansiar pelos próximos livros da autora e que eu recomendo.

Inês Rodrigues

Sem comentários:

Enviar um comentário