domingo, 12 de outubro de 2014

Nobel da Literatura 2014


Hoje à tarde falei-vos do Nobel da Paz de 2014, mas não podia , claro, deixar de vos trazer informação sobre o Nobel da Literatura 2014.

Este ano o Nobel da Literatura foi para o Romancista francês, Patrick Modiano, distinguido «pela arte de memória com que invocou os destinos humanos mais incompreensíveis e descoberto o mundo da vida da ocupação»


Patrick Modiano nasceu nos arredores de Paris em 1945, filho de um empresário judeu e de uma actriz. Após ter  vivido uma infância conturbada, devido a ausência do pai e à morte do irmão, Modiano enveredou pela escrita com o seu primeiro romance, La Place de l'Étoile, em 1968, influenciado pelo escritor, e seu professor, Raymond Queneaue.
Em 1972 recebeu o Grande Prémio de Romance da Academia Francesa e em 1978 foi galardoado com o Prémio Goncourt, com o livro Rue des boutiques.

Hoje é considerado um dos mais importantes escritores franceses. Autor de uma vasta obra, foi distinguido recentemente com o Grande Prémio Nacional das Letras e com o Prémio Margerite-Duras.

O seu trabalho centra-se ,essencialmente, em questões relacionadas com a memória, o esquecimento, a identidade e a culpa e muitos dos seus romances passam-se na cidade de Paris. O escritor francês escreveu ainda literatura infantil e guiões para cinema. 

Segundo a  Academia Sueca, os contos de Patrick Modiano são «construídos numa fundação autobiográfica, ou em eventos que aconteceram durante a ocupação alemã. Por vezes, trabalha o material para os seus trabalhos através de entrevistas, artigos de jornal ou das próprias notas que acumulou ao longo dos anos».
Um dos exemplos deste tipo de trabalhos é a obra Dora Bruder (1997), cuja personagem é construída sobre a história de uma jovem de 15 anos a viver em Paris durante a II Guerra Mundial e que acaba por se tornar uma vítima do Holocausto.

Em Portugal, Patrick Modiano, tem vários livros editados: 

–A Rua das Lojas Escuras (1978), publicado pela Relógio d’Água em 1988
–Domingos de Agosto (1986), publicado pela Dom Quixote em 1988
–Um Circo que Passa (1992), publicado pela Dom Quixote em 1994
–Dora Bruder (1997), publicado pelas Edições ASA em 1998
–No Café da Juventude Perdida (2007), publicado pelas Edições ASA em 2009
- O Horizonte (2010), publicado pela Porto Editora, 2011




 






Sem comentários:

Enviar um comentário