domingo, 5 de outubro de 2014

[Opinião] - "Quem Deu um Pum?" de Ana Garcia Martins


"Aproximou-se do avô, que estava a ler o jornal, e perguntou:
- Foste tu que deste um pum? Cheira a caixote do lixo nesta casa!
O avô ficou ofendido:
- Eu? Em 70 anos de vida nunca dei um pum, não era agora que ia começar a soltar gases"






Muitos de vocês já sabem que eu sou apaixonada por livros infantis. Cá em casa a minha irmã, que está a estudar educação básica, também os adora, e portanto parte da nossa estante é para este género.

Este é o primeiro livro da colecção Mateus, da autora Ana Garcia Martins, mais conhecida como A Pipoca Mais Doce. A colecção será baseada no seu filho e nas suas pequenas aventuras.

A capa deste livro é amorosa e chamou-me logo a atenção. O tema é bastante interessante, fazendo-nos pensar que, na verdade, o acto de dar um pum causa sempre alguma vergonha e leva a que nunca "ninguém" o tenha dado. Sendo que, no entanto, é algo natural, é algo fisiológico, ao qual as crianças pequenas tendem a achar piada.

As imagens estão bem conseguidas, interessantes e coloridas, de forma a chamar a atenção da criança. O modo como a história está estruturada adequa-se a que o adulto consiga, de forma criativa, contá-la à criança.

Aspectos negativos que aponto são alguma da linguagem que não considero a mais adequada para um livro infantil, termos mais simples seriam melhores. E há algumas citações que me desagradam, considerando até algo "parvo". Por exemplo, "esta casa cheira a caixote do lixo" - ok, o que tem isso a ver com se ter dado um pum? - ou "deve ter sido a avó, coitadinha, já não se controla - o termo"coitadinha" desagrada -me imenso, sempre ouvi dizer que "coitadinho é corno" e é uma expressão pejurativa que eu abomino.

Gostei, mas admito que algumas expressões mostraram, para mim, pouco cuidado. Senti que qualquer um tenta escrever livros infantis, como se fosse muito fácil, mas na verdade não o é, poderá até ser mais difícil do que escrever para adultos, atrevo-me a dizer.




Sem comentários:

Enviar um comentário