domingo, 19 de abril de 2015

[Opinião] - "Envolvidos" de Emma Chase



"Envolvidos" de Emma Chase foi uma lufada de ar fresco nas leituras de 2014. Quando olho para a capa, colorida e "fresca" fico bem disposta e imagino algo leve, descontraído e divertido...e é isso mesmo que "Envolvidos" é.

É um romance, é leve, feminino e vibrante. A base do livro não é muito diferente dos romances que estamos habituados a ler: homem rico, ambicioso e podre de bom, conhece uma mulher que lhe corta a respiração e puft, amor entre eles. Mas "Envolvidos" tem algo que eu gostei especialmente: a autora centra-se na perspectiva masculina, o que difere da maioria dos livros que leio deste género. Acredito que não tenha sidio fácil para a autora "pôr-se" no lugar do homem mas fê-lo com mestria e a leitura é bastante prazerosa.

A autora revela-nos Drew de uma forma tão pura e tão natural que é fácil gostarmos desta personagem. Como a leitura ocorre da perspectiva de Drew somos confrontados com o dia a dia e o pensar masculino, a descomplexidade com o qual alguns homens vivem, a forma como pensam as situações e até mesmo o modo descomplicado como complicam o que lhes acontece. É interessante ver como a personagem de Drew cresce ao longo do enredo, como passa do mulherengo, giro e bem sucedido, ao homem apaixonado e romântico, e claro até ao coração destroçado e alma deprimida que encontramos no inicio do livro.

Kate, por sua vez, agradou-me bastante por fugir ao estereotipo de mulher tonta, frágil e ingénua que em muitos livros encontramos. Kate é forte, determinada e ambiciosa, sabe o que quer e não cai de amores ao primeiro embate. O facto de vermos as coisas pela perspectiva de Drew também nos ajuda a distanciar desse estereotipo, fugindo assim aos típicos pensamentos que as mulheres têm quando conhecem um homem e se apaixonam por ele.

Posso ainda dizer-vos que a minha personagem principal não é nenhuma destas duas que vos falei, ou seja as principais, mas sim Mackenzie, a pequena e astuta sobrinha de Drew, que nos faz soltar umas belíssimas gargalhadas com a sua perspicácia, infantilidade e genuinidade.

Assim, posso dizer-vos que foi uma leitura muito agradável, fantástica para soltarmos o bom humor e darmos umas grandes gargalhadas. Uma leitura leve e com um bom ritmo que nos faz afastar do mundo durante um bom bocado. Aconselho.


Sem comentários:

Enviar um comentário