segunda-feira, 8 de junho de 2015

[Opinião] - "A Cidade do Fogo Celestial" de Cassandra Clare


Os tertulianos mais atentos já devem ter dado conta que não sou muito dada a livros de fantasia, esse é o género de eleição da minha irmã, não meu. No entanto, Cassandra Clare cativou-me e, quando peguei neste último livro, "A Cidade do Fogo Celestial", percebi que depois de quatro anos a acompanhar estas personagens, a lutar ao lado delas e a apaixonar-me por elas, que tudo isto ia acabar.... e imediatamente senti um vazio.

Não vou negar que gostei ainda mais da série "As origens", porque gostei, mas este último livro superou todas as minhas expectativas, posso dizer que foi a "cereja no topo do bolo".

Sendo que adorei a trilogia que indiquei anteriormente, e que para mim era mais complexa que esta série dos instrumentos mortais, em "A Cidade do fogo celestial" as séries convergem, o que elevou este livro a um patamar que me agradou substancialmente. E, assim sendo, deixo um conselho...não leiam este livro sem lerem a trilogia d'As Origens pois vai ficar a faltar-vos qualquer coisa.

Este é o livro onde tudo se compõe, onde os verdadeiros valores se levantam, onde se renasce das cinzas, onde se tomam as decisões fulcrais. É um livro cheio de emoções, e que nos faz pensar que cada acção nossa tem uma consequência, que o que fazemos pode mudar o amanhã.... e que acima de tudo não vivemos sós, que aquilo que somos influencia quem nos rodeia, e muda o mundo onde vivemos.

Inevitavelmente personagens que nos são queridos morrem, personagens novos ou menos relevantes ganham uma importância que faz com que os vejamos com outros olhos, e as paixões antigas por personagens que nos tocaram de forma especial agudizam-se. A trama vai-se tornando mais lenta, de modo a culminar tudo o que vivemos ao longo dos 6 livros,  mas nunca ficando a história fechada totalmente. Cassandra Clare pode voltar a pegar neste mundo, se assim o pretender.

A minha parte preferida é quando os dois mundos se cruzam, o mundo antigo d'As Origens, e este mundo actual dos Instrumentos Mortais, onde tudo se monta, se constrói...onde tudo faz sentido.

Um livro onde as emoções se apoderam de nós, um final arrasador e agridoce, que me encheu o coração mas deixou um vazio de saudade daquelas personagens e daquele mundo.

Aconselho esta autora, e aconselho muito a leitura destas séries.


Sem comentários:

Enviar um comentário