domingo, 28 de junho de 2015

[Opinião] - "Quando a neve cai" de Maureen Johnson, John Green e Lauren Myracle



Eu sei que estamos no Verão, e o calor tem apertado nos últimos dias, mas esta foi uma das leituras que me acompanhou nos meses frios. E é uma leitura apropriada para esses meses, em especial para os em que a época natalícia se faz sentir.

"Quando a neve cai" é um livro com três contos, de três autores diferentes. Um livro a três vozes, com diversas personagens, três histórias, uma cidade e um final em comum.
São três contos, e portanto o ritmo é rápido, sentindo por vezes que falta algo. Em cada um deles os personagens sofrem diversos percalços, há encontros e reencontros e situações inesperadas, mas que no final tudo se alinha, tudo se entrelinha, mostrando que conseguimos sempre retirar algo bom desses momentos inesperados, que as nossas acções e a forma como lidamos com as situações têm consequências para nós e para os que nos rodeiam.

O final é comum, feito de reencontros, onde o espírito natalício se faz sentir ainda mais do que ao longo dos próprios contos.

Particularizando:

O Expresso de Jubilee

Maureen Johnson leva-nos a conhecer personagens diferentes e extravagantes, personagens que são especiais com as suas taras e manias.
Começamos assim as histórias com Jubilee e a sua viagem que fica por metade, tendo ela que se desenrascar da melhor forma. Este foi o conto que mais gostei, a vertente das manias dos personagens, das personalidades extravagantes cativaram-me. Para além disso, e sendo este um livro YA, gostei particularmente da forma como Maureen aborda os afectos, muito em especial devido à relação entre Jubilee e o seu namorado, Noah, e a forma como Jubilee se sente nessa relação.

Um Milagre de Natal Fantabulástico

Este é o conto de John Green, um autor que me cativou com o livro "A Culpa é das estrelas", que não me prendeu com "À procura de Alaska", que ainda me suscita curiosidade com "Cidades de Papel".... mas que desiludiu com este conto.
Foi o conto que achei mais confuso e desconexo.
Neste conhecemos 3 amigos que tentam desenfreadamente e numa corrida contra o tempo passar a noite numa Waffle House onde estão hospedadas teamleaders.
Compreendo que a ideia seria ser um conto humorístico mas... não me agradou.

O Santo Patrono dos Porcos

Por fim conhecemos Abbie, e o seu namorado Jeb (personagem que surge em todos os contos). Abbie é uma personagem irritante e egocêntrica, que se centra tão demasiado nos seus problemas e no que a apoquenta que se esquece dos outros e do que a rodeia, o que lhe causa outro tipo de problemas...acabando por se tornar tudo numa bola de neve.
Achei que era o conto que teria mais para aprofundar enquanto história, mas que, sendo um conto, ficou ali no meio termo, nem demasiado desinteressante, nem demasiado complexo.


Resumindo...
"Quando a Neve Cai" é um bom livro natalício, uma leitura leve e desprendida, que nos conforta. Uma leitura que me faz lembrar o Natal, que apetece ler com uma manta nas pernas,a árvore de Natsal a piscar, e um copo de chocolate quente na mão.
Se é um livro soberbo, não achei que seja, mas que é uma leitura leve e agradável para aquelas alturas em que queremos um livro mais light e que nos coloque um riso nos lábios, um sorriso no rosto e nos faça soltar uma gargalhada...este é o livro certo.

Sem comentários:

Enviar um comentário