sexta-feira, 12 de junho de 2015

[Opinião] - "Um coração cheio de estrelas" de Alex Rovira e Francesc Miralles



" Mas é importante que saibas que o amor não existe para nos fazer felizes e sim para nos mostrar o que conseguimos suportar. (...)

(...) A qualidade de um coração não reside na quantidade de amor que pode dar a uma pessoa, mas sim na quantidade de pessoas que cabem nesse coração. (...)

(...) Há os que fazem mas não dizem e os que dizem mas não fazem. Para amar é preciso fazer e dizer. É este o grande segredo do amor. O bater de um coração nunca é silencioso."






Esta foi uma das primeiras leituras deste ano 2015 (e das poucas até agora porque ando com um "bloqueio" de leituras) mas foi das poucas que me encheu realmente o coração de coisas boas. É um livro pequeno, de leitura rápida, mas que nos prende na ternura imensa que contém.

Em "um coração cheio de estrelas" conhecemos Michel e Eri, dois jovens orfãos, inseparáveis, até ao dia em que Eri adormece e não volta a acordar, sem que ninguém compreenda o que se pode fazer para ela acordar. Michel não desiste da amiga, de quem gosta muito, e faz tudo para que Eri volte "à vida". Com a ajuda de uma anciã agarra-se à crença de que ele a pode salvar, e que para isso basta encontrar as 9 pessoas que representam as 9 "qualidades-chave" do amor.

Acompanhamos assim ao longo destas páginas a demanda de Michel para que consiga construir um novo coração para Eri, paras que possa voltar a ver as estrelas ao lado dela.
Um história sobre a força que as crenças têm, que aquilo em que acreditamos é o que nos move e que nos motiva a não desistir e a conseguir chegar mais longe. Que são pequenas, grandes, qualidades que fazem as relações que temos, e que é nos outros, e dentro do mais profundo de nós mesmos, que está o verdadeiro amor.

Uma leitura apaixonante, simples mas intensa pelas emoções que nos desperta, pelo sorriso enternecido que nos deixa nos lábios e pela ternura que contém em cada palavra. Um pequeno livro, um grande tesouro...uma mensagem sem tamanho. Um livro que adorei. Recomendo.

" O amor é estar sempre a pôr lenha na lareira. Só assim se mantém o fogo acesso. Parece óbvio, mas há muitas pessoas que se esquecem. É por isso que tantos namoros correm mal. Se queres amar de verdade, lembra-te disto, rapaz: mesmo que estejas cansado, tens de ir buscar um pedaço de lenha para pôr na lareira. Se não o fizeres, de manhã só vais encontrar as cinzas do que foi o teu amor."

1 comentário:

  1. Olá :)

    Atraída pelo título e pela capa, tive mesmo que ler esta opiniao! :) E confesso que agora fiquei mesmo com vontade de o ler! :)

    Beijinhos,
    Rosana

    ResponderEliminar