sexta-feira, 13 de novembro de 2015

[Opinião Tertuliana] - "Sedução de Seda" de Loretta Chase




“A vida não era uma roda a girar, pois nunca, nunca voltava ao mesmo ponto. (…) Sob 

a sua bonita capa de ordem imposta pelo homem, a vida era pura anarquia.”


Eu nunca tinha lido nenhum livro desta autora, pelo que quando iniciei a sua leitura

não tinha nenhuma ideia do que ia encontrar. Claro que o título e a sinopse do livro

me tinham dado alguma luz quanto ao género de livro que iria ler, no entanto, quantos

vezes pegamos num livro com uma certa ideia de como este será e durante a sua

leitura somos surpreendidos e encontramos algo diferente daquilo que esperávamos?

Assim, quando enveredei por esta viagem literária (para mim ler um livro é sempre

uma forma de viajar), não tinha nem muitas nem poucas expetativas, esperava apenas

divertir-me ao lê-lo.


Esta obra está inserida no género Romance Histórico/de época e se gostam do género

sabem que há imensas obras que se enquadram neste género literário. O que

distingue este tipo de livros entre si será então, para além da escrita da autora, o

enredo e as personagens, bem como a capacidade que a primeira tem (ou não) em

prender o leitor. Posso dizer que a autora deste livro me surpreendeu pela positiva, na

medida em que a história da modista Marcelline Noirot e do Duque de Clevedon se

tornou bem mais interessante do que aquilo que eu esperava.


O enredo deste livro centra-se nas duas personagens por mim referidas acima e na

relação que se vai estabelecendo entre as mesmas ao longo das páginas do livro. A

personagem feminina, Marcelline Noirot, é uma das três irmãs da família Noirot, todas

elas modistas e proprietárias de uma loja. Já a personagem masculina é Gervaise

Angier, o atual Duque de Clevedon. Os seus caminhos cruzam-se quando a talentosa

modista empreende uma espécie de “perseguição” ao Duque, com o intuito de atrair a

sua noiva, e futura duquesa, à sua loja. Escusado será dizer que esta pequena

demanda se vai tornar muito pessoal, tanto para Miss Noirot como para o infame

duque. Ambos vão chegar à conclusão de que afinal não controlam a sua vida da forma

que pensavam controlar.


Posso assim dizer que gostei imenso da história e das personagens, principalmente das

três irmãs Noirot. Para além disso, ao longo da leitura a história foi-se tornando cada

vez mais interessante, enveredando pelas histórias pessoais das duas personagens

principais. A componente relativa à moda e à haute couture tornaram a obra, através

da descrição da roupa vestida pela alta sociedade londrina e parisiense, ainda mais

apelativa. A escrita é simples e fácil de compreender e consegue manter o leitor

“pregado” ao livro.


Desta forma, “Sedução de Seda” foi um livro que me divertiu e me fez passar bons

momentos de leitura. Recomendo a todos os apreciadores deste género literário.

Sem comentários:

Enviar um comentário