terça-feira, 23 de fevereiro de 2016

[Opinião Tertuliana] - "Na Pele de uma Jihadista" de Anna Erelle




Sinopse:

Mélanie acaba de se converter ao Islão quando conhece pelo Facebook o líder de uma brigada islamita: Abu-Bilel, combatente na Síria e braço direito do califa autoproclamado do Estado Islâmico. Em poucos dias, Abu-Bilel declara-se irremediavelmente apaixonado pela jovem, contacta-a dia e noite pelas redes sociais e incita-a a juntar-se a ele e à jihad, na Síria. Seduz a inocente Mélanie com juras de amor, promessas de casamento e uma vida plena de conforto material e espiritualidade. Mélanie acede e prepara a sua fuga em segredo.
Mas, no último minuto, tudo corre mal na viagem mais perigosa da sua vida.

Opinião:

Este livro conta a história de uma jornalista “Anna” de nacionalidade francesa que por meio da internet e das redes sociais decide criar um perfil falso no Facebook e no skype com o nome de Mélanie para conseguir perceber e investigar a rede de recrutamento do Estado Islâmico, uma teia que todas as semanas seduz centenas de jovens europeus.
Uma história arrepiante sobre a forma como todas as semanas perdemos centenas de jovens iludidos com as promessas de uma vida melhor. Uma religião cujo fanatismo ultrapassa o limite do aceitável e na qual se torna impossível de perceber como os nossos jovens podem cometer as maiores atrocidades contra outros seres humanos em nome de um Deus.
O Islão levado à letra incita os jovens radicais a cometer crimes como a morte, a violação, a mutilação e o suicídio em nome de Ala.
Foi preciso muita coragem da parte desta jornalista “Anna Erelle” para mostrar ao mundo como funciona o recrutamento do Estado Islâmico e de que forma é efectuado o mesmo.
Neste livro vamos sentindo aquilo que estas personagens vão vivendo bem como o envolvimento extremo desta jornalista ao ponto de já não saber qual a sua verdadeira identidade.
Um alerta a todos sobre a forma fácil de recrutamento e de chegaram aos jovens europeus, bem como a lavagem cerebral que lhes é feita de modo a que só tarde demais se apercebam da armadilha em que caíram.
Hoje, ameaçada de morte pelo Estado Islâmico, a jornalista cuja identidade permanece em segredo decidiu narrar a sua investigação neste fantástico livro que nos prende desde o primeiro segundo e que praticamente se lê sozinho.
Uma história chocante que nos mostra o verdadeiro rosto dos terroristas do Estado Islâmico.

Leitura obrigatória para quem quiser conhecer melhor este mundo.

Joana Campos

Sem comentários:

Enviar um comentário